De acordo com o Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras ForGRAD, “o Projeto Pedagógico da Graduação deve estar sintonizado com nova visão de mundo, expressa nesse novo paradigma de sociedade e de educação, garantindo a formação global e crítica para os envolvidos no processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. Assim, o Projeto Pedagógico, como instrumento de ação política, deve propiciar condições para que o cidadão, ao desenvolver suas atividades acadêmicas e profissionais, paute-se na competência e na habilidade, na democracia, na cooperação, tendo a perspectiva da educação/formação em contínuo processo como estratégia essencial para o desempenho de suas atividades”.
Para fins de gestão, administração e coordenação pedagógica-científica, a matriz curricular destina-se à organização e orientação dos estudantes matriculados do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do ICB/UPE, organizado em 8 (oito) Etapas Curriculares, culturalmente conhecidas por períodos. Nestas etapas são distribuídos os componentes curriculares, com respectivas cargas horárias, para dar cumprimento integral às 3.490 horas/aula da formação prevista no Projeto Pedagógico do Curso, devidamente aprovado nas instâncias colegiadas desta Universidade de Pernambuco-UPE e do Conselho Estadual de Educação-CEE/PE.
Link para o Projeto Pedagógico completo do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do ICB -> http://upe.br/novos-portais/icb/wp-content/uploads/2021/08/13_PROJETO-PEDAGÓGICO-BIOLOGIA-2020.pdf