- Sobre o curso
- Coordenação
O trabalho em equipe multiprofissional, ao qual o Terapeuta Ocupacional está inserido, consiste em uma modalidade de trabalho coletivo de relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e da interação dos agentes das diferentes áreas profissionais da saúde, fortalecendo a atenção integral e multiprofissional da saúde a população.
Nas interações multiprofissionais, as pessoas envolvidas se põem de acordo com o processo, para coordenar seus planos de ação de acordo com cada profissão com o intuito de articular e interagir com a proposta de integralidade das ações de saúde superando o isolamento dos saberes. O investimento na construção conjunta de um projeto assistencial que abarque a complexidade e a multidimensionalidade das necessidades tanto na área assistencial, como de pesquisa, quanto da capacitação profissional voltada para a saúde da população, é importante para o desenvolvimento do estado.
Considerando que Pernambuco é o segundo polo de saúde do país, o governo do Estado vem desenvolvendo esforços para consolidar algumas áreas de referência à saúde na região metropolitana, procurando responder às necessidades da saúde da população com o mínimo de deslocamento, aumentando a eficiência e eficácia do sistema de referência e contra-referências, oferecendo serviços especializados tanto na capital.
Diante do compromisso da Universidade de Pernambuco (UPE) e seu impacto positivo para a qualidade da assistência à saúde prestado à sociedade pernambucana, salientamos a necessidade de implementar o curso de Terapia Ocupacional no Instituto de Ciências Biológicas – Campus Santo Amaro. Atualmente, no estado de Pernambuco, apenas uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Pernambuco, forma profissionais de Terapia Ocupacional. Tais profissionais, rapidamente são absorvidos pelo mercado de trabalho, o qual se estende na rede pública e privada, em hospitais, clínicas, centros especializados, centros geriátricos, consultórios e domicílios, em programas comunitários e na administração e planejamento de serviços.
Dessa forma, a UPE possui um papel primordial como uma instituição de ensino de qualidade e gratuita com capacidade técnica e científica de formar profissionais de qualidade na área de reabilitação. Adicionalmente, contribuindo para consolidação de áreas de referência à saúde, procurando responder às necessidades da saúde da população pernambucana, aumentando a eficiência e eficácia do sistema de referência e contrarreferência e oferecendo serviços especializados em reabilitação.
O curso de Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências Biológicas terá uma duração de, no mínimo, 8 semestres, devendo o aluno cumprir uma carga horária de 3700 horas.
Início das atividades e entrada da primeira turma: Maio de 2023 (2023.1).
Profa. Marcela Silvestre Outtes Wanderley – Coordenadora
Profa. Isabela Umbuzeiro Valent – Vice–Coordenadora