sexta-feira , 22 novembro 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / EQUIPE DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA – CAMPUS PETROLINA, REALIZAM AULA DE CAMPO PARA A REGIÃO DO CARIRI CEARENSE

EQUIPE DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA – CAMPUS PETROLINA, REALIZAM AULA DE CAMPO PARA A REGIÃO DO CARIRI CEARENSE

Entre os dias 21 e 23 de abril de 2023, uma equipe de seis professores do colegiado de Geografia campus Petrolina, coordenada pelo prof. Dr. Claudio Smalley, esteve em aula de campo na região do Cariri Cearense para o desenvolvimento do projeto “Dinâmicas socioambientais e produção do espaço: prática pedagógica em Geografia a partir do trabalho de campo”, aprovado no Edital de Apoio a Vivência de Componentes Curriculares da PROGRAD/PFA/UPE Nº 05/2022. Participaram da aula de campo, além do prof. Cláudio Smalley Soares Pereira (coordenador do projeto), os professores Luiz Henrique de Barros Lyra, Renata Sibéria de Oliveira, Ana Maria de Albuquerque, Thaís de Oliveira Guimarães e André Proença.

O grupo de professores e os 40 alunos envolvidos, compuseram uma equipe interdisciplinar com especialistas em diversas área e ministrantes de diferentes disciplinas, como Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia da População, Biogeografia, Geomorfologia, Hidrogeografia, entre outras, com vistas à compreensão das relações entre sociedade e natureza no Vale do Cariri, sua dinâmica urbana, produtiva, demográfica e socioambiental. Essa atividade teve apoio do Laboratório Integrado de Estudos em Geografia e Meio Ambiente (LIEGMA), vinculado ao curso de Geografia da UPE/Petrolina.

O roteiro envolveu a visita às cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Santana do Cariri e teve uma parada em Salgueiro, para conversas a respeito das obras da Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco. 

O grupo visitou a Colina do Horto na cidade de Juazeiro do Norte, o Santuário da Menina Benigna, o Pontal de Santa Cruz e o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens no município de Santana do Cariri, que abriga fósseis importantes e raros na região. Alunos e professores foram recebidos e se hospedaram na Casa da Pedra, alojamento criado e mantido pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de fomentar as pesquisas e atividades pedagógicas na região. 

Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Geoparque Araripe Mundial da UNESCO, criado em 2006 e primeiro Geoparque das Américas. Na sede do geoparque o grupo foi recebido pelos coordenadores de geoturismo e cultura, os professores Rafael Celestino e Paulo Wendell. 

Ainda como parte da programação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica urbana e geomorfológica da cidade do Crato, a partir da colaboração das professoras Maria Daniely Freire Guerra e Simone Cardoso Ribeiro, ambas do departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Foto 1: Professores e alunos na encosta do Bairro Seminário, em Crato. Ao fundo, a Chapada do Araripe.

Foto 2: Professores e alunos na sede do Geopark Araripe, em Crato, Ceará.

Foto 3: No interior do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, Ceará.

O projeto referente ao Edital de Apoio a Vivência de Componentes Curriculares da PROGRAD/PFA/UPE Nº 05/2022, teve como objetivo proporcionar aos alunos compreender o papel do trabalho de campo na formação dos geógrafos e geógrafas, proporcionando, assim, uma melhor formação prática que envolva a relação ensino-aprendizagem de maneira crítica para além da sala de aula. Como sugeriu o geógrafo Yves Lacoste em 1977, o trabalho de campo se faz útil na formação cidadã. Por isso:

“O trabalho de campo, para não ser somente um empirismo, deve articular-se à formação teórica que é, ela também, indispensável. Saber pensar o espaço não é colocar somente os problemas no quadro local; é também articulá-los eficazmente aos fenômenos que se desenvolvem sobre extensões muito mais amplas” (Yves Lacoste).

Entende-se que estas atividades são fundamentais na formação acadêmica, humana e cidadã dos alunos de Geografia.

 

Referência:

Yves Lacoste. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.

 

Texto escrito pelos professores Thaís Guimarães e Cláudio Smalley

Os comentários estão fechados.