A semana iniciou bem para o Instituto de Educação de Petrolina (IEP) que firmou convênio de cooperação técnica com a Universidade de Pernambuco campus Petrolina para concessão de campo de estágio na Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio. O documento foi assinado pelas instituições na última segunda-feira, 07.
No início, a primeira escola assistida pelo IEP, a Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio que conta oito turmas do 1º ao 5º ano do Fundamental I, será o primeiro campo de estágios para os estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática da UPE campus Petrolina.
De acordo com a diretora pedagógica do IEP, professora Sebastiana Costa a parceria estabelecida entre as instituições visa inúmeros benefícios tanto para os estudantes que poderão colocar em prática todo o conhecimento adquirido na universidade, projetos de pesquisa e de extensão, quanto para professores e alunos que terão orientações das práticas e políticas mais modernas de ensino. “O IEP não se preocupa somente com a estrutura física da escola, mas também com a qualidade do ensino, as condições físicas e psicológicas das crianças e professores. Essa parceria vem majorar o nosso trabalho para ver uma educação melhor, mais assertiva”, afirma Sebastiana.
O diretor do Campus da UPE em Petrolina, professor Moisés Diniz Almeida ressaltou a importância desse convênio. “A parceria firmada é importante para a UPE, pois fortalece a prática de pesquisa e também de extensão. A UPE precisa estar aberta às instituições que também trabalham com as mesmas especificidades”, disse Moisés. Outro ponto importante observado pelo diretor é a qualificação dos estudantes, pois as instituições são campo para estágio, prática e pesquisa. “Nesse sentido, ganham as duas instituições, pois fazerem uma parceria com profissionais que já estão qualificados, comprometidos com futuros pesquisadores e com o desenvolvimento da educação na região”, celebra o diretor.