Aconteceu em Recife na última segunda feira, dia 15 de setembro, uma reunião entre os diretores das Unidades do Interior da Universidade de Pernambuco, do Reitor e Vice-Reitor e do Pró-Reitor de Planejamento. O assunto em pauta foi o convênio entre a UPE e a Universidade do Minho para qualificação dos docentes em nível de Doutorado. O Professor Carlos Calado Reitor da Universidade de Pernambuco informou que participou em Portugal de uma reunião preliminar com o reitor da Universidade do Minho, acertando os detalhes do convênio de qualificação. Pela proposta, os docentes do Minho deverão vir ao Brasil ministrar as disciplinas e os que estarão sendo qualificados poderão escolher ter dois orientadores, um da universidade proponente e outro da UPE. A defesa da Tese ocorrerá na sede da Universidade em Portugal. Na reunião foi escolhido o Prof. Dr. Béda Barkokébas Junior, Pró-Reitor de Planejamento para coordenar o grupo de trabalho que elaborará a proposta a ser apresentada a Universidade do Minho, com os critérios para seleção dos participantes.
Na reunião estavam presentes, além do Professor Carlos Calado Reitor, o Vice-Reitor Prof. Rivaldo Mendes, os diretores dos Campi de Mata Norte Profa. Auxiliadora Campos, de Garanhuns Prof. Clóvis Gomes, de Petrolina Prof. Moisés Almeida e o coordenador da proposta Prof. Béda Barkokébas. A expectativa é que ainda nesse semestre seja realizada a seleção e as aulas iniciem no inicio de 2015.
A Universidade do Minho
Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho recebeu os primeiros estudantes no ano letivo de 1975/76. Hoje, a Universidade é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. Por estas razões, a UMinho é um agente central na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global. Localizada no Norte de Portugal, a Universidade tem um campus na cidade de Braga e outro na de Guimarães.
Braga é a 3ª maior cidade portuguesa, nascida da antiga cidade romana de Bracara Augusta. Guimarães, classificada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, é conhecida por ser o “berço da nação”. A estrutura organizacional da Universidade é flexível e favorável à inovação e à interdisciplinaridade, potenciando a exploração de áreas de investigação emergentes. As Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação – Escola e Institutos – são as estruturas base da Universidade: Escolas de Arquitetura, de Ciências, de Ciências da Saúde, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Psicologia e Escola Superior de Enfermagem, e Institutos de Ciências Sociais, de Educação e de Letras e Ciências Humanas.
O Instituto de Educação
O Instituto de Educação (IE) desenvolve projetos de ensino, investigação e interação com a sociedade nas áreas da Educação, Ensino e Formação. A par de dois cursos de 1º Ciclo (Educação e Educação Básica), o IE assegura Mestrados nas áreas da Educação, Estudos da Criança e Formação de Educadores/Professores, assim como Doutoramento em Ciências da Educação e em Estudos da Criança. Uma proposta de formação em Serviço Social foi apresentada superiormente para aprovação.
Os cursos e projetos de investigação possuem um forte reconhecimento internacional. A UMinho é uma universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento: Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e está também voltada para a envolvente socioeconômica, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento socioeconômico.