Professores do curso de Letras da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina participam do lançamento nacional do livro: Sequências didáticas na escola e na universidade – planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais – segundo volume da Série Escola e Universidade, pela editora Mercado de Letras.
A obra, organizada pela profª Dra. Ermelinda M. Barricelli , da Universidade São Francisco; pelo prof. Dr. Geam Karlo-Gomes, da Universidade de Pernambuco; e pelo prof. Dr. Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (Suíça) é fruto de uma fecunda parceria entre os membros dos grupos de pesquisa ITESI, da UPE, ALTER, da PUC-SP e ALTER-Age, da USP.
De acordo com o prof. Dr. Joaquim Dolz, “o livro é interessante para os professores porque fala de muitos gêneros diferentes e têm muitos trabalhos de análise do ensino na educação básica, na universidade, na formação dos professores, além da abertura das sequências didáticas para quatro línguas diferentes [português, inglês, espanhol, francês], o que é particularmente interessante para recomendar o livro para professores, pesquisadores e formadores. No livro se encontra um trabalho de concepção de sequências didáticas importantes, de análises de práticas e de experiências […] e o retorno reflexivo sobre as práticas. […] Temos uma base importante para avançar e acho que é uma contribuição ao letramento do Brasil, mas não unicamente ao letramento do Brasil. Os trabalhos que se apresentam têm um nível suficiente para serem bem considerados a nível internacional.”
O lançamento ocorreu no dia 10 de março, com transmissão via YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=sssiwyHGRgA) e contou com a participação dos autores – pesquisadores de várias universidades do país, incluindo os professores do curso de Letras da UPE – Campus Petrolina e mestrandas do PPGFPPI da UPE.