A Profª Dra. Janaina Guimarães participou, entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro, do V encontro Nacional de História da UFAL, intitulado A Invenção do Brasil: Cultura, escravidão e mestiçagens . O evento, promovido pelo curso de História da Universidade Federal de Alagoas, foi realizado no centro de convenções de Maceió, dentro da programação da Bienal do Livro de Alagoas.
No evento a docente ministrou um minicurso intitulado “ Igreja e Inquisição no mundo colonial: expectativas, especificidades e desdobramentos” em parceria com o profº Dr. Angelo Assis da Universidade Federal de Viçosa. O minicurso curso buscou traçar um panorama inicial da presença inquisitorial no Brasil, apontando suas motivações e objetivos, assim como as transformações sociais causadas pela vigilância inquisitorial nas áreas das Visitações, bem como das críticas e apoios recebidos pela Inquisição, evidenciando seus desdobramentos na América Portuguesa.
A coordenadora do curso de História da UPE Petrolina também coordenou um simpósio temático intitulado “História e Religiosidades”, também em parceira com o Profº Angelo Assis, que abarcou apresentações de pesquisas sobre as diversas religiosidades desenvolvidas no Brasil desde sua construção, ainda como colônia, até os dias atuais, e também sobre as contínuas transformações nas práticas culturais das diversas expressões religiosas presentes em nosso país. Além disso acompanhou palestras e mesas redondas durante todo o evento.