Projeto do curso
O ano de 1997 marcou o início de uma série de debates sobre os Cursos de Formação de Professores. O Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Fundamental – SEF, coordenou uma discussão nacional sobre a formação de professores, publicando posteriormente os referenciais para a sua formação. Naquele mesmo ano, a Secretaria de Ensino Superior – SESu, desencadeou o processo de revisão sobre a graduação, a partir da contribuição de uma equipe de especialistas e do grupo tarefa especial, com a finalidade de subsidiar o Conselho Nacional de Educação na instituição das diretrizes curriculares nacionais para os diferentes Cursos.
Em 2000, o Ministério da Educação publicou um documento com propostas de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em curso de nível superior.
Em maio de 2001 foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, pelo Parecer CNE/CP 009/2001. Esse documento foi discutido por professores em nível nacional e elaborado em sintonia com as Leis de Diretrizes de Bases da Educação Nacional/LDBN e contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e suas modalidades, bem como as recomendações constantes dos Parâmetros e Referenciais Curriculares para a educação básica, elaborados pelo Ministério da Educação.
Para ler o projeto 2013 completo faça o download.
Para ler o projeto 2019 completo faça o download.