O “Seminário Internacional de História da África: Fontes e arquivos sobre missões africanas” faz parte de um conjunto de ações planejadas pelos seguintes proponentes: Grupo de Investigação “Missões, histórias, e identidades entre África e Portugal”, a Universidade Federal de São Paulo, O Grupo de Mediação e Alteridade do CEBRAP, a Universidade Estadual Paulista e a Queens University ( Belfast- Irlanda). O objetivo é privilegiar a análise dos processos de constituição de identidades religiosas e de reorganizações de hierarquias de terras e populações, a partir do contato e da inserção das diversas sociedades africanas, nas experiências da globalidade das ações missionárias no continente, dos séculos XVII ao XXI.
As implicações sociais, culturais e políticas em variadas regiões do continente são algumas vezes apontadas como desdobramentos da presença de missionários na África e essas são algumas das razões que convergem para a relevância deste Seminário, o qual pretende ser preparatório para a segunda edição do “Colóquio Internacional – Da evangelização da África à África evangelizadora: Mediações missionárias em África e a partir de África”, evento ocorrido pela primeira vez na cidade do Porto, em 2013, e que terá sua segunda edição na Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, em 2015. Para essa ocasião, pretende-se agregar diversas propostas de cooperação para a organização de GTs, os quais começam a se articular em colaborações sempre bem vindas.
O Evento desse ano acontece a partir dessa segunda feira, com abertura marcada para às 15h30 no auditório da FACAPE. A programação segue até sexta feira dia 24, com minicurso no período da tarde e conferências a noite.
Confira aqui a programação completa.