Petrolina recebe entre os dias 24 a 29 de novembro do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O CAPITALISMO BUROCRÁTICO NA EXPLICAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO E DO ATRASO SOCIAL: BRASIL, ESPANHA E INDIA. O evento será promovido pela UPE CAMPUS PETROLINA e pelo Grupo de pesquisa sobre o Capitalismo Burocrático na Explicação do Subdesenvolvimento e do Atraso Social (GISAS), existente Brasil a partir da vinculação de pesquisadores de várias universidades a este Instituto, que foi fundado no Departamento de Geografia da Universidad de La Laguna (Tenerife – Ilhas Canárias – Espanha) em 2004. No Brasil o GISAS é formado por pesquisadores e estudantes que vêm realizando pesquisas sobre a realidade socioeconômica nacional.
O objetivo do Seminário é discutir e difundir as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na América Latina, na Espanha e Índia para aprofundar a compreensão da realidade social destes países que não realizaram mudanças como as ocorridas nos países onde ocorreram revoluções burguesas clássicas como na Inglaterra, França, Alemanha, EUA.
A crescente pobreza dos países do terceiro mundo, tanto no campo quanto nas cidades, necessita ser explicada a luz das investigações realizadas pelas Ciências Sociais. Diferentes escolas têm sido desenvolvidas para compreender o fenômeno da pobreza no que pese o crescimento da riqueza global conforme o desenvolvimento realizado por Marx a Lei Geral da Acumulação Capitalista, que consiste na polarização entre riqueza x pobreza.
O Evento que acontecerá no Auditório da FACAPE de 15 às 22 horas, com intervalo para o jantar, consta de conferências, palestras, minicurso, apresentações de trabalho e visita técnica. Já confirmaram presença pesquisadores de vários Estado do Brasil e como atrações internacional dois dos maiores pesquisadores no mundo em relação ao Capitalismo Burocrático Drs. Victor Martin Martin da Universidad de La Laguna na Espanha e Amit Bhattacharyya da Universidade de Jadavpur na Índia. Informações e inscrições pelo site: http://vseminariocb6.webnode.