Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos

  • Apresentação
  • Histórico
  • Linhas de Pesquisa
  • Equipe
  • Colaboradores
  • Publicações
  • Notícias

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS (AS) DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – 2022.2

Área de atuação: Citogenômica e/ou Genética Molecular

      O laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos (LBGI) do Instituto de Ciências Biológicas da UPE está selecionando estagiários (3 vagas). Os selecionados receberão treinamento e atuarão em trabalhos de pesquisa nas áreas de Citogenômica, Mapeamento cromossômico e Genética molecular.

Pré-Requisitos:

  • Estar vinculado ao Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas;

  • Possuir histórico escolar preferencialmente sem reprovações;

  • Possuir conhecimentos básicos em Genética;

  • Dedicação, bom relacionamento interpessoal e disposição para aprender novas metodologias;

  • Conhecimentos básicos do idioma inglês e informática (processador de textos, PowerPoint);

  • Disposição de tempo para participar de expedições de campo (sem ônus aos estudos inerentes ao curso de graduação).

Oferecemos:

  • Laboratório equipado com recursos modernos, bem como acesso a base de dados de sequências repetitivas de DNA.

  • Treinamento em metodologias de genética em insetos, com desenvolvimento de subprojeto próprio, além de participação em seminários científicos do grupo.

  • Compromisso de futura solicitação de bolsa em caso de excelente desempenho.

  • Participação em publicações científicas a partir dos dados gerados.

Inscrição até às 13h do dia 25/08/2022. Para se se inscrever, o candidato deverá entrar no site do LBGI (http://upe.br/novos-portais/icb/laboratorios/laboratorio-de-biodiversidade-e-genetica-de-insetos/), baixar o formulário de seleção na aba de notícias. O candidato deverá preencher, assinar e enviar o formulário para o e-mail: lbgi.icb.upe@gmail.com. Além disso, o candidato deverá anexar uma cópia do comprovante de matrícula e do histórico escolar atualizado. Poderá ser anexado currículo lattes resumido, caso disponível. A entrevista será presencial: a partir das 13:30 no dia 26/08/2022.

 

Conhecendo um pouco da história do LBGI

O Laboratório de Genética e Biodiversidade de Insetos (LBGI) do Instituto de Ciências Biológicas – Universidade de Pernambuco, Recife-Campus Santo Amaro foi fundado em 2003 pela professora Dra Rita de Cássia de Moura, que nos conta abaixo um pouco da história do laboratório.

“O LBGI surgiu em uma área física modesta, cedida por outro laboratório, localizada no antigo Departamento de Biologia. No início das nossas atividades contávamos com equipamentos básicos (2 microscópios, 1 esteriomicroscópio, 1 refrigerador e 1 freezer), vidrarias e poucos insumos para realização de experimentos. Contudo, aquela realidade em nenhum momento foi desanimadora e iniciei as pesquisas orientando três alunos do bacharelado em Ciências Biológicas em projetos de iniciação científica (IC). Os alunos trabalharam e/ou cooperaram com a realização de inventários de besouros da família Scarabaeidae e análises cromossômicas, gerando resultados que deram origem a monografias e, posteriormente, a artigos científicos publicados em periódicos internacionais.

A aprovação de sucessivos projetos de pesquisa, bolsas de IC e pós-graduação (CAPES, CNPq, FACEPE e PFA-UPE) sob minha coordenação, além da minha participação como colaboradora em projetos de professores e pesquisadores parceiros, foram primordiais para a aquisição de equipamentos e insumos que permitiram estabelecer outras linhas de pesquisa no LBGI. Vale ressaltar a importância de ter participado em projetos institucionais, como por exemplo, os que promoveram a reforma e abertura do Laboratório Multiusuários em Saúde (ICB-UPE) (FACEPE e CT-Infra FINEP) e a construção do Centro de Pesquisas do ICB (CT-Infra FINEP). A participação nesses projetos institucionais decorreu da minha inserção na pós-graduação Stricto sensu, o que foi primordial para a consolidação e ampliação das linhas de pesquisa do LBGI e permitiu também que em dezembro de 2016 o LBGI ocupasse uma nova área física, instalando-se no Centro de Pesquisas do ICB. A ampliação do nosso espaço permitiu a melhor acomodação dos equipamentos e o aumento no número de usuários, bem como o incremento na interação com membros de outros laboratórios e o uso regular do laboratório para aulas.

Neste processo de crescimento, contamos com a contribuição de vários pesquisadores. Os quais foram fundamentais na partilha de conhecimentos, habilidades, equipamentos e também força física necessária para as coletas de campo.

De 2003 a 2009, a professora DrMaria José de Souza Lopes colaborou conosco permitindo a utilização do fotomicroscópio do Departamento de Genética da UFPE, que na época estava sob a sua chancela.

Em 2006 a professora Dra Marília de França Rocha ingressou no ICB e passou a integrar a equipe do LBGI orientando alunos no desenvolvimento de trabalhos de citogenética de gafanhotos e besouros. Após três anos, por outros interesses profissionais, a professora Marília se desligou do laboratório, embora tenha continuado colaborando para a conclusão de alguns trabalhos que se encontravam em andamento.

Em 2018 o professor Dr. Geyner Alves dos Santos Cruz, UPE-Campus Petrolina, que fez parte do LBGI como pós-doc, passou a compor a equipe do laboratório como docente.

No LBGI, até o momento, já foram acolhidos 37 alunos, os quais desenvolveram trabalhos de IC (30), monografias (16), especialização (02), mestrado (16) e doutorado (08). Muitos outros estudantes também já fizeram uso das instalações do laboratório, que desde 2016 tem sido usado um turno por semana para aulas práticas da disciplina Genética Molecular, do curso de Bacharelado em C. Biológicas.

O laboratório conta ainda com a parceria de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, incluindo o Instituto Aggeu Magalhães, Instituto Agronômico de Pernambuco, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Pará.

Este é um pequeno resumo que pontua algumas datas e pessoas (embora tenham tantas outras de similar importância), que encerra temporariamente aqui, mas que em breve deverá ser atualizado e quem sabe ampliado”.

Atualmente, os trabalhos realizados no LBGI se inserem nas seguintes linhas: ecologia de coleópteros escarabeídeos, citogenética clássica e molecular de insetos, bioinformática aplicada à análise de sequências repetitivas e mitogenomas, diversidade molecular e genética populacional.

Os projetos que estão sendo desenvolvidos no momento são:

  • Estrutura genética populacional de Digitonthophagus gazella (Coleoptera: Scarabaeidae): Implicações para manejo e conservação
  • Biodiversidade e ecologia molecular de besouros rola-bosta ocorrentes no domínio Floresta Atlântica da região Nordeste.
  • Diversidade genética de Dichotomius schiffleri e dinâmica evolutiva de elementos transponíveis no complexo sericeus (Coleoptera: Scarabaeidae): contribuições conservacionistas e cromossômico evolutivas
  • Caracterização da diversidade e estrutura populacional de escarabeídeos (Coleoptera) em diferentes ecossistemas de Pernambuco: Uma abordagem genética e ecológica.

A professora Drª Rita de Cássia de Moura, líder do LBGI, é bióloga, mestre em Genética, doutora em Ciências Biológicas. Ingressou na Universidade de Pernambuco em 1996, leciona disciplinas de Genética e atualmente é professora associada da instituição.  Além das atividades de docência, atuou como chefe do departamento de Biologia, coordenadora setorial de pós-graduação, pesquisa e extenção, coordenadora de programa de pós-graduação, vice diretora do ICB e atualmente ocupa o cargo de diretora do ICB. Atualmente está vinculada ao programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada da UPE e ao programa de pós-graduação em Genética da UFPE. [Link do Lattes]

O professor Dr. Geyner Alves dos Santos Cruz possui doutorado em Ciências Biológicas (Área de Biotecnologia) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina e, desenvolve estudos com ênfase em filogenia molecular, estrutura genética de populações, filogeografia e genética da conservação. [Link do Lattes]

 

 

 

O Dr. Igor Costa de Amorim possui doutorado em Genética (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente desenvolve um pós-doutorado (PNPD) no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Citogenética, Genética Molecular e Bioinformática aplicada na caracterização e evolução de elementos de transposição, evolução cromossômica e origem de cromossomos Bs. [Link do Lattes]

 

 

A doutoranda Aline Priscila Félix  do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPE. Atualmente desenvolvendo estudos em Genômica e Bioinformática, com experiência em Genética de populações e Genética da conservação, com ênfase em Genética Animal. [Link do Lattes]

 

 

A doutoranda Liliane Lopes Mota do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência nas seguintes áreas: Genética Molecular e Citogenética, aplicadas em estudos com Elementos de transposição e DNA satélite. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Evolução cromossômica. [Link do Lattes]

 

 

 

O biólogo Rafael Cavalcanti Damasceno possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e, especialização em andamento em Biologia Molecular, pela Universidade de Pernambuco. [Link do Lattes]

 

 

A aluna Amanda Pedrosa da Câmara do curso de Ciências Biológicas Bacharelado do ICB – UPE é estagiária do Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos. [Link do Lattes]

 

 

 

 

A aluna Juliana Maria Ribeiro Vasconcelos do curso de Ciências Biológicas Bacharelado do ICB – UPE é estagiária do Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos. [Link do Lattes]

 

 

 

 

A aluna Laís Cecilia Rodrigues da Silva do curso de Ciências Biológicas Bacharelado do ICB – UPE é estagiária do Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos. [Link do Lattes]

 

 

 

 

O aluno Pedro Vinicius da Silva do curso de Ciências Biológicas, do Centro Universitário Brasileiro, UNIBRA, Brasil. Atualmente é estagiário do Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos (ICB-UPE), desenvolvendo pesquisas relacionadas a inventário de espécies de Scarabaeinae. [Link do Lattes]

 

 

Dra. Adriana de Souza Melo possui doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada pelo ICB – UPE e bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela mesma instituição. Possui experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética e biologia molecular. Docente em ensino superior em genética humana com experiência desde 2015 [Link do Lattes]

 

 

Dra. Crislaine Xavier da Silva possui doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada pelo ICB – UPE e bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela mesma instituição. Tem experiência em Citogenética e Genética Molecular animal e uso da arte no ensino de Genética para o ensino médio. [Link do Lattes]

 

 

O Professor Dr. Diogo Cavalcanti Cabral de Mello possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2005), mestre em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista/Botucatu (2011). Realizou pós-doutorado junto ao departamento de Morfologia da UNESP/Botucatu (2011). É professor Assistente Dr. do Departamento de Biologia da UNESP/Rio Claro e lidera o grupo de pesquisa “GECEA-Grupo de Estudos em Citogenômica e Evolução Animal” desde 2012. Na graduação ministra as disciplinas de Genética e Evolução para os cursos de Ciêncas Biológicas e Ecologia. Atualmente ocupa o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética e organização genômica de animais, principalmente insetos, atuando essencialmente nos seguintes temas: (i) DNAs repetitivos, (ii) cromossomos Bs, (iii) cromossomos sexuais, (iv) evolução cariotípica. [Link do Lattes]

O Professor Dr. Fernando Augusto Barbosa Silva possui graduação em  Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2005), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (2012) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor na Universidade Federal de Pernambuco (campus Serra Talhada). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Sistemática de Scarabaeidae. [Link do Lattes]

O Dr. Gabriel da Luz Wallau é pesquisador em Saúde Pública vinculado ao Departamento de Entomologia do Instituto Aggeu Magalhães – FIOCRUZ IAM. Tem experiência na área de Biologia Evolutiva e Genômica, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia de parasitas genéticos (evolução de elementos de transposição, arbovírus e bactérias endosimbiontes de artrópodes), bioinformatica e metodologias ômicas (genômica e transcriptômica) aplicadas a insetos vetores. Compõe o quadro permanente (orientador) do Programa de Pós Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (conceito CAPES 5) vinculado ao Instituto Aggeu Magalhães. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Genômica de Patógenos e Vetores [Link do Lattes]

  1. MELLO, C. A. A; AMORIM, I. C.; SILVA, A. F.; MEDEIROS, G. R.; WALLAU, G. L.; MOURA, R. C.. Mitogenome of Coprophanaeus ensifer and phylogenetic analysis of the Scarabaeidae family (Coleoptera). Genetics and Molecular Biology, v. 44, p. 1, 2021.
  2. AMORIM, I.C.; SOTERO-CAIO, C. G.; COSTA, R. G.C. ; XAVIER, C.; MOURA, R. C.. Comprehensive mapping of transposable elements reveals distinct patterns of element accumulation on chromosomes of wild beetles. Chromosome Research, v. 16, p. 1-16, 2021.
  3. BARRETTO, J. ; DA CUNHA, J. C. S. ; SILVA, F. ; MOURA, R. C. . Dung beetle communities of altitudinal Atlantic forest remnants: diversity and composition. International Journal of Tropical Insect Science (Online), v. 1, p. 1-9, 2021.
  4. MELO, A. S. ; CRUZ, G. A. S. ; FELIX, A. P. ; ROCHA, M. F. ; LORETO, V. ; MOURA, R.C. . Wide dispersion of B chromosomes in Rhammatocerus brasiliensis (Orthoptera, Acrididae). Genetics and Molecular Biology, v. 43, p. 01-13, 2020.
  5. AMORIM, I. C. ; MELO, A. S. ; SILVA, A. F. ; WALLAU, G. L. ; MOURA, R. C. . Characterization of the mitogenome of Rhammatocerus brasiliensis and phylogenetic analysis of the family Acrididae (Orthoptera). Gene, v. 731, p. 01-06, 2020.
  6. AMORIM, I. C. ; MELO, E. S. ; MOURA, R.C. ; WALLAU, G. L. . Diverse mobilome of Dichotomius (Luederwaldtinia) schiffleri (Coleoptera: Scarabaeidae) reveals long-range horizontal transfer events of DNA transposons. Molecular Genetics and Genomics, v. 1, p. 01-15, 2020.
  7. SILVA, F. A. B. ; MOURA, A. B. G. ; ARAUJO, J. F. ; MOURA, R.C .. Brazilian Atlantic rainforest endangered biodiversity: a new species of the Dichotomius sericeus (Harold, 1867) species group (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae). Zootaxa, v. 4834, p. 434-442, 2020.
  8. ARAUJO, J. F. ; SILVA, F. A. B. ; MOURA, R. C. . New records of relictual populations of dung beetle species (Coleoptera, Scarabaeidae) in the Atlantic Forest of the Brazilian Northeast. Check List, Journal of Species List and Distribution, v. 16, p. 1289-1303, 2020.
  9. AMORIM, IGOR COSTA; COSTA, R. G. C.; Xavier, C.; Moura, R C. Characterization and chromosomal mapping of the DgmarMITE transposon in populations of Dichotomius (Luederwaldtinia) sericeus species complex (Coleoptera: Scarabaeidae). Genetics and Molecular Biology, v. 41, p. 419-425, 2018.
  10. MILANI, D.; BARDELLA, V.; FERRETTI, A.; PALACIOS-GIMENEZ, O.; MELO, A.; MOURA, R. C.; LORETO, V.; SONG, H.; CABRAL-DE-MELLO, D.. Satellite DNAs Unveil Clues about the Ancestry and Composition of B Chromosomes in Three Grasshopper Species. Genes, v. 9, p. 523-000, 2018.
  11. Xavier C; SOARES, R.; AMORIM, I. C.; Cabral-de-Mello, D. C; MOURA, R.C. Insights into the karyotype evolution and speciation of the beetle Euchroma gigantea (Coleoptera: Buprestidae). Chromosome Research, v. V.21, p. 1-16, 2018.
  12. FERREIRA-NETO, C.A.; CRUZ, G. A. S.; AMORIM, I. C.; BALBINO, V. Q.; MOURA, R. C. . Effects of fragmentation and anthropic pressure on the genetic structure of Canthon (Peltecanthon) staigi (Coleoptera: Scarabaeidae) populations in the Atlantic Forest domain. Journal of Insect Conservation, v.21, p. 01-06, 2017.
  13. CRUZ, G. A. S.; FERREIRA-NETO, C. A.; LIRA NETO, A. C.; MOURA, R C. Isolation and Characterization of Microsatellite Markers in Canthon (Petelcanthon) Staigi (Coleoptera: Scarabaeidae) and Cross-Amplifi cation in Related Species. Int J Agric Sc Food Technol, v. 3, p. 032-035, 2017.
  14. AMORIM, I. C.; MELO, A. S. ; CRUZ, G. A. S. ; WALLAU, G. L. ; MOURA, R C. Dichotomius (Luederwaldtinia) schiffleri (Coleoptera: Scarabaeidae) mitochondrial genome and phylogenetic relationships within the superfamily Scarabaeoidea. Mitochondrial DNA Part B-Resources, v. 2, p. 887-888, 2017.
  15. AMORIM, I. C.; MILANI, D.; CABRAL-DE-MELLO, D.; ROCHA, M. F.; MOURA, R.C.. Possible origin of B chromosome in Dichotomius sericeus (Coleoptera). Genome (Ottawa. Print), v. 00, p. 01-06, 2016.
  16. SILVA-NETO, L. C.; BERNARDINO, A. C. S.; LORETO, V.; Moura, R C. Physical mapping of 18S and 5S rDNA loci and histone H3 gene in grasshopper species of the subfamily Gomphocerinae (Acrididae). Genetics and Molecular Research, v. 14, p. 15008-15015, 2015.
  17. COSTA, C. M. Q.; BARRETTO, J. W.; MOURA, R. C.. Changes in the dung beetle community in response to restinga forest degradation. Journal of Insect Conservation, v. 18, p. 895-902, 2014.
  18. XAVIER, C.; CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.. Heterochromatin and molecular characterization of DsmarMITE transposable element in the beetle Dichotomius schiffleri (Coleoptera: Scarabaeidae). Genetica (‘s-Gravenhage), v. 142, p. 575-581, 2014.
  19. ARCANJO, A. P.; CABRAL-DE-MELLO, D. C; MARTINS, C.; MOURA, R. C.; SOUZA, M. J. Chromosomal diversification of diploid number, heterochromatin and rDNAs in two species of Phanaeus beetles (Scarabaeidae, Scarabaeinae). Genetics and Molecular Biology (Impresso), v. 36, p. 341-346, 2013.
  20. OLIVEIRA, S.G.; CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; MARTINS, C. Chromosomal organization and evolutionary history of Mariner transposable elements in Scarabaeinae coleopterans. Molecular Cytogenetics, v. 6, p. 54-1-9, 2013.
  21. OLIVEIRA, S. G.; MOURA, R. C.; MARTINS, C.. B chromosome in the beetle Coprophanaeus cyanescens (Scarabaeidae): emphasis in the organization of repetitive DNA sequences. BMC Genetics (Online), v. 13, p. 96, 2012.
  22. LIRA NETO, A. C.; MESSIAS, G. S.; MOURA, R. C.; LOPES, M. J. S. Cytogenetics of the darkling beetles Zophobas aff. confusus and Nyctobates gigas (Coleoptera, Tenebrionidae). Genetics and Molecular Research, v. 11, p. 2432-2440, 2012.
  23. OLIVEIRA, S.G.; CABRAL-DE-MELLO, D.C.; ARCANJO, A.P.; XAVIER, C.; SOUZA, M.J.; MARTINS, C.; MOURA, R.C. Heterochromatin, Sex Chromosomes and rRNA Gene Clusters in Coprophanaeus Beetles (Coleoptera, Scarabaeidae). Cytogenetic and Genome Research (Online), v. 138, p. 46-55, 2012.
  24. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; SOUZA, M. J.; MARTINS, C.; MOURA, R. C. Cytogenetic Mapping of 5S and 18S rRNAs and H3 Histone Genes in 4 Ancient Proscopiidae Grasshopper Species: Contribution to Understanding the Evolutionary Dynamics of Multigene Families. Cytogenetic and Genome Research (Online), v. 132, p. 89-93, 2011.
  25. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; MELO, A. S.; MARTINS, C. Evolutionary dynamics of heterochromatin in the genome of Dichotomius beetles based on chromosomal analysis.. Genetica (‘s-Gravenhage), v. 139, p. 315-325, 2011.
  26. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; MARTINS, C. Cytogenetic mapping of rRNAs and histone genes in 14 species of Dichotomius beetles. Cytogenetic and Genome Research (Printed ed.), v. 134, p. 127-135, 2011.
  27. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; OLIVEIRA, S.G.; MOURA, R. C.; MARTINS, C. Chromosomal organization of the 18S and 5S rRNAs and histone H3 genes in Scarabaeinae coleopterans: insights into the evolutionary dynamics of multigene families and heterochromatin. BMC Genetics (Online), v. 12, p. 88, 2011.
  28. OLIVEIRA, N. L.; CABRAL-DE-MELLO, D. C.; ROCHA, M. F.; LORETO, V.; MARTINS, C. ; MOURA, R. C. Chromosomal mapping of rDNAs and H3 histone sequences in the grasshopper Rhammatocerus brasiliensis (Acrididae, Gomphocerinae): extensive chromosomal dispersion and co-localization of 5S rDNA/H3 histone clusters in the A complement and B chromosome. Molecular Cytogenetics, v. 4, p. 01-07, 2011.
  29. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; SOUZA, M. J. Amplification of repetitive DNA and origin of a rare chromosomal sex bivalent in Deltochilum (Calhyboma) verruciferum (Coleoptera, Scarabaeidae). Genetica (Dordrecht. Online), v. 138, p. 191-195, 2010.
  30. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; CARVALHO, R.; SOUZA, M. J. Cytogenetic analysis of two related Deltochilum (Coleoptera, Scarabaeidae) species: Diploid number reduction, extensive heterochromatin addition and differentiation. Micron (Oxford. 1993), v. 41, p. 112-117, 2010.
  31. SILVA, F. A. B.; COSTA, C. M. Q.; MOURA, R. C.; FARIAS, A. M. I. Study of the Dung Beetle (Coleoptera: Scarabaeidae) Community at Two Sites: Atlantic Forest and Clear-Cut, Pernambuco ? Brazil. Environmental Entomology, v. 39, p. 359-367, 2010.
  32. OLIVEIRA, S. G.; MOURA, R. C.; BARROS, A.E.; SOUZA, M. J. Cytogenetic analysis of two Coprophanaeus species (Scarabaeidae) revealing wide constitutive heterochromatin variability and the largest number of 45S rDNA sites among Coleoptera. Micron (Oxford. 1993), v. 41, p. 960-965, 2010.
  33. NASCIMENTO, J. M.; SILVA, F. A. B.; MOURA, R. C.; ROCHA, M. F.. Possível Marcador Citotaxômico para o gênero Dichotomius (Coleoptera: Scarabaeidae). Revista Nordestina de Zoologia, v. 4, p. 105-111, 2010.
  34. SILVA, G. M.; BIONE, E. G.; CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; SIMÕES, Z.L.P. ; SOUZA, M. J. . Comparative cytogenetics study in three species of the genus Dichotomius (Coleoptera: Scarabaeidae). Genetics and Molecular Biology (Impresso), v. 32, p. 276-280, 2009.
  35. ARCANJO, A. P. ; CABRAL-DE-MELLO, D. C. ; BARROS, A.E. ; MOURA, R. C. . Cytogenetic characterization of Eurysternus caribaeus (Coleoptera: Scarabaeidae): Evidence of sex-autosome fusion and diploid number reduction prior to species dispersion. Aceito 08.02.09 MS. No. JGEN-D-08-00149R1- Journal of Genetics. Journal of Genetics, v. 88, p. 177-182, 2009.
  36. COSTA, C. M. Q.; SILVA, F. A. B.; FARIAS, A. M. I.; MOURA, R. C. Diversidade de Scarabaeinae (Coleoptera: Scarabaeidae) coletados com armadilha de interceptação de voo no Refúgio Ecológico Charles Darwin, Igarassu-PE, Brasil. Revista Brasileira de Entomologia, v. 53, p. 88-94, 2009.
  37. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; MOURA, R. C.; MARTINS, C. Chromosomal mapping of repetitive DNAs in the beetle Dichotomius geminatus provides the first evidence for an association of 5S rRNA and histone H3 genes in insects, and repetitive DNA similarity between the B chromosome and A complement. Heredity (Edinburgh. Print), v. 104, p. 393-400, 2009.
  38. MOURA, R. C.; MELO, N. F.; SOUZA, M. J. . High levels of chromosomal differentiation in Euchroma gigantea L. 1735 (Coleoptera, Buprestidae). Genetics and Molecular Biology, v. 31, p. 431-437, 2008.
  39. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; OLIVEIRA, S. G. ; RAMOS, I. C. G.; MOURA, R. C. Karyotype differentiation patterns in species of the subfamily Scarabaeinae (Scarabaeidae, Coleoptera). Micron (Oxford. 1993), v. 39, p. 1243-1250, 2008.
  40. CABRAL-DE-MELLO, D. C.; SILVA, F. A. B.; MOURA, R. C. Karyotypic characterization of Eurysternus caribaeus: the smallest diploid number among Scarabaeidae (Coleoptera: Scarabaeoidea) Micron (2007), doi:10,1016/j.micron, 2006.04.011. Micron (Oxford. 1993), v. 38, p. 323-325, 2007.
  41. SILVA, F. A. B.; HERNANDEZ, M.; IDE, S.; MOURA, R. C. Comunidade de escarabeíneos (Coleoptera, Scarabaeidae) copro-necrófagos da região de Brejo Novo, Caruaru, Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso), v. 51, p. 228-233, 2007.
  42. BIONE, E. G.; MOURA, R. C.; CARVALHO, R.; SOUZA, M. J.. Karyotype, C and fluorescence banding patterns,NOR location and FISH study of five Scarabaeidae (Coleoptera) species. Genetics and Molecular Biology, Ribeirão Preto – SP Brasil, v. 28, n.3, p. 376-381, 2005.
  43. ROCHA, M. F.; SOUZA, M. J.; MOURA, R. C. Karyotipic analysis, constitutive heterocromatin and NOR distribution in five grasshopper species of the subfamily Leptysminae (Acrididae). Caryologia (Firenze), Itália, 2004.
  44. MOURA, R. C.; SOUZA, M. J.; MELO, N. F. ; LIRA, A. C.. Karyotipic characterization of representatives from Melolonthinae (Coleoptera: Scarabaeidae): Karyotypic analysis, banding and fluorescent in situ hybridization (FISH). Hereditas (Lund), Suécia, v. 138, p. 200-206, 2003.
  45. MOURA, R. C.; SOUZA, M. J.; MOURA, R. C.. Karyotipic Characterization and Constitutive Heterochromatin in the Grasshopper Stiphra robusta (Orthoptera, Proscopiidae. Cytobios, Inglaterra, v. 101, p. 137-144, 2000.
  46. MOURA, R. C.; SOUZA, M. J. . Cytotaxonomic Characterization of the Genera Scleratoscopia and Tetanorhynchus (Orthoptera-Proscopiidae. Cytologia, Japão, v. 61, n.2, p. 169-178, 1996.