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Projetos de Extensão

A PROBLEMÁTICA DO PACIENTE USUÁRIO DE DROGAS ANTIRREABSORTIVAS

A PROBLEMÁTICA DO PACIENTE USUÁRIO DE DROGAS ANTIRREABSORTIVAS

INTEGRANTES
Sandra Maia
Coordenadora

ART NAS ESCOLAS DO RECIFE - UMA ABORDAGEM ATRAUMÁTICA

ART NAS ESCOLAS DO RECIFE - UMA ABORDAGEM ATRAUMÁTICA

INTEGRANTES
Sandra Vieira
Coordenadora

ATENDIMENTO AOS ATLETAS DAS DIVISÕES DA BASE DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

ATENDIMENTO AOS ATLETAS DAS DIVISÕES DA BASE DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

INTEGRANTES
Antônio Salgado
Coordenador

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO TRAUMA DE FACE E À INTEGRIDADE FÍSICA DOS MOTOCICLISTAS ANO VI

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO TRAUMA DE FACE E À INTEGRIDADE FÍSICA DOS MOTOCICLISTAS ANO VI

INTEGRANTES
GABRIELA GRANJA PORTO
Coordenadora
Lattes
Viviane Colares
Docente
Lattes
Valdenice Menezes
Docente
Carolina da Franca
Docente
Lattes
Fabiana Godoy
Docente

CONDUTAS DO BEM

CONDUTAS DO BEM

RESUMO DO PROJETO

Trata-se de uma pesquisa/ação com o objetivo de promover atividades educativas que permitam reflexão sobre os temas relacionados a comportamentos de risco para a saúde de adolescentes estudantes de escolas da rede estadual de Olinda com avaliação das ações pós intervenção. Como objetivos específicos pretende-se realizar atividades de educação sobre comportamentos de risco para a saúde de adolescentes através de discussões geradas a partir de atividades interativas assim como avaliar o impacto das ações desenvolvidas através da aplicação da escala de Likert após a realização das ações com o público alvo. As ações serão realizadas em escolas da rede de ensino pública Estadual, do município de Olinda, localizado na região metropolitana de Recife-PE. O público alvo será composto por adolescentes que estiverem regularmente matriculados na escola e que estiverem com idade entre 14 a 19 anos. Estima-se que semestralmente uma escola participe da intervenção com cerca de 120 alunos sendo cerca de 30 alunos por ação e cerca de 4 ações por semestre. Ao final de 5 anos em torno de 600 adolescentes terão sido abordados pelas ações de maneira direta sendo que esses 600 adolescentes possivelmente multiplicarão as informações recebidas. As atividades educativas serão realizadas através de discussões promovidas seguindo roteiros previamente traçados. As ações serão realizadas no segundo semestre de cada ano (2017 até 2021) a fim de promover uma tentativa de consolidação das informações passadas. Após as ações por meio da promoção das discussões e da realização das dinâmicas planejadas serão realizadas avaliações por meio da aplicação de uma escala de 5 pontos, tipo Likert onde o 5 representa uma discussão extremamente proveitosa e 1 aquela muito pouco proveitosa. As ações serão realizadas em dias diferentes, para melhor aproveitamento dos participantes. O impacto das ações será avaliado pelas análises das respostas na escala tipo Likert após cada ação de maneira descritiva e exploratória. A pesquisa/ação apresenta como risco o constrangimento que os participantes poderão vivenciar, mediante exposição de temas que podem trazer algum desconforto. Todavia, a pesquisa-ação trará como benefícios a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a importância das condutas de saúde e as consequências de não as adotar especialmente na fase da vida da adolescência. O estudo respeitará a resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde do Ministério da Saúde, que trata da pesquisa envolvendo seres humanos, resguardando os princípios éticos da justiça, beneficência e da não maleficência.

INTEGRANTES
CAROLINA DA FRANCA
Coordenadora
Lattes

EDUCAÇÃO DE PREPARO DOS CANAIS RADICULARES COM INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA

EDUCAÇÃO DE PREPARO DOS CANAIS RADICULARES COM INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA

INTEGRANTES
Rosana Travassos
Coordenadora

EDUCAÇÃO ODONTOLÓGICA FRENTE À AVULSÃO DENTÁRIA EM ESCOLAS PARTICULARES DE RECIFE/PE

EDUCAÇÃO ODONTOLÓGICA FRENTE À AVULSÃO DENTÁRIA EM ESCOLAS PARTICULARES DE RECIFE/PE

INTEGRANTES
Rosana Travassos
Coordenadora

FAZENDO ART COM AS CRIANÇAS

FAZENDO ART COM AS CRIANÇAS

INTEGRANTES
Viviane Colares
Coordenadora

HUMANIZA FOP – SAÚDE, ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA

HUMANIZA FOP – SAÚDE, ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA

RESUMO DO PROJETO

Este projeto de extensão se apresentou como um espaço agregador de estudantes, professores, servidores e usuários desta Faculdade de Odontologia de Pernambuco visando preencher lacunas existentes durante o processo de formação do cirurgião dentista integral e sua relação com a sociedade a qual está inserido. Através de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na comunidade e na Instituição, pretendeu-se ajudar a firmar conceitos importantes relacionados à saúde, ciência e espiritualidade, contribuindo para a formação de profissionais de saúde com visão integral do ser humano, contribuir para a ampliação do pensamento científico, consolidando a importância do estudo da espiritualidade e sua relação com a saúde dentro do currículo e no pensamento dos futuros profissionais, gestores e usuários do sistema de saúde, além de promover a humanização e o cuidado integral à saúde das pessoas. Proporcionou conhecimentos científicos à comunidade acerca da interação entre ciência e espiritualidade, de forma interdisciplinar e inter institucional, através da realização de discussões de casos clínicos, conferências e eventos integrando estudantes, professores, pesquisadores de variadas áreas e instituições no aprofundamento do estudo da construção da saúde integral através das contribuições da espiritualidade. Estas discussões poderão ainda gerar pesquisas para publicações científicas e apresentação em congressos, bem como deu origem a um TCC (trabalho de conclusão de curso) e iniciativas para a possibilidade do surgimento do componente curricular optativo Saúde e Espiritualidade.

INTEGRANTES
KATTYENNE KABBAZ ASFORA
Coordenadora
Lattes

LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL: A ESPECIALIDADE AO ALCANCE DA POPULAÇÃO. SUBTÍTULO: TRANSPLANTE DENTÁRIO

LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL: A ESPECIALIDADE AO ALCANCE DA POPULAÇÃO. SUBTÍTULO: TRANSPLANTE DENTÁRIO

RESUMO DO PROJETO

A Liga Acadêmica Buco-Maxilo-Facial é um projeto que atua informando a população sobre a especialidade de Cirurgia Buco-maxilo-facial visando à promoção em saúde, oferecendo atendimento aos pacientes economicamente desfavorecidos, bem como proporcionar conhecimento técnico-científico aos alunos da graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco.

INTEGRANTES
BELMIRO CAVALCANTI DO EGITO VASCOCELOS
Coordenador
Lattes

LIGA ACADÊMICA DE ENDODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO (LAEN-FOP)

LIGA ACADÊMICA DE ENDODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO (LAEN-FOP)

INTEGRANTES
Diana Santana
Coordenadora

LIGA ACADÊMICA DE ENDODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO

LIGA ACADÊMICA DE ENDODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO

INTEGRANTES
Sandra Maia
Coordenadora

LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATOPATOLOGIA (LAEP)

LIGA ACADÊMICA DE ESTOMATOPATOLOGIA (LAEP)

INTEGRANTES
Ana Paula Veras Sobral
Coordenadora

LIGA ACADÊMICA DE ORTODONTIA (LAO) FOP-UPE

LIGA ACADÊMICA DE ORTODONTIA (LAO) FOP-UPE

INTEGRANTES
Edvaldo Pinto
Coordenador

LIGA ACADÊMICA DE PERIODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO – FOP

LIGA ACADÊMICA DE PERIODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO – FOP

RESUMO DO PROJETO

As atividades da Liga Acadêmica de Periodontia tem sido realizadas em reuniões presenciais mensais, onde serão discutidos temas de relevância desta especialidade, e ainda com discussões em ambientes virtuais (grupo de discussão no Facebook). Nos últimos dois anos, as atividades da Liga já proporcionaram a realização de dois encontros científicos com a participação de mais de 150 dentistas e acadêmicos de Odontologia (número aproximado de participantes do Encontro da LAP em 2016). Também já foi desenvolvida uma segunda proposta de extensão, com a atuação dos alunos na orientação de cuidadores de idosos em casas de repouso, com vistas a melhorar a qualidade de vida destes pacientes, a qual ainda não foi iniciada. Ações junto à comunidade também devem ser intensificadas, como ações educativas e mutirões de atendimento, bem como o foco nas publicações e desenvolvimento de investigações científicas. Videoconferências para intercâmbio com centros de excelência nacionais e internacionais na especialidade também tem sido realizadas.Alunos participantes (graduação): 20 (vinte)

INTEGRANTES
RENATO DE VASCONCELOS ALVES
Coordenador
Lattes

ODONTOLOGIA ESTÉTICA E QUALIDADE DE VIDA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA E QUALIDADE DE VIDA

INTEGRANTES
Rodivan Braz
Coordenador

OFICINA DO SORRISO: A ARTE DO CLOWN COMO RECURSO PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ROTINA HOSPITALAR

OFICINA DO SORRISO: A ARTE DO CLOWN COMO RECURSO PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ROTINA HOSPITALAR

RESUMO DO PROJETO

O presente trabalho tem por objetivo intervir, de forma lúdica, nas enfermarias dos hospitais da rede pública do Recife e região metropolitana e nas salas de espera odontológicas, na perspectiva de promover saúde geral, bucal e cidadania de forma integral, intersetorial e interdisciplinar, possibilitando o exercício de práticas educativas de incentivo e orientação em saúde bucal.

INTEGRANTES
VERONICA MARIA DE SÁ RODRIGUES
Coordenadora
Lattes

PROJETO INSURREIÇÃO

PROJETO INSURREIÇÃO

RESUMO DO PROJETO

O Projeto Insurreição tem como propósito possibilitar aos alunos de graduação da FOP/UPE a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma interdisciplinar, diretamente no serviço público do interior, promovendo prevenção das doenças bucais, principalmente cárie e doenças periodontais. O distrito de Insurreição tem aproximadamente um mil e trezentos moradores, distante do Recife em 93km e a equipe desloca-se uma vez ao mês para realizar o atendimento. Com o intuito de trabalhar na prevenção das doenças são praticadas ações que buscam informar, orientar e realizar tratamentos curativos dos problemas odontológicos comuns no lugarejo. As informações e orientações são realizadas na sala de espera, por meio de palestras nas escolas e distribuição de panfletos. O projeto é composto por dois professores, uma dentista, seis alunos e o pessoal de apoio das escolas e posto de saúde da família. Este projeto vem realizando ações nesta mesma comunidade pelo quinto ano consecutivo.

INTEGRANTES
JOSUE ALVES
Coordenador
Lattes

PROJETO SAÚDE BUCAL PARA TODOS

PROJETO SAÚDE BUCAL PARA TODOS

INTEGRANTES
Regina Maria Lopes
Coordenadora

PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS ATRAVÉS DE TRATAMENTO INDOLOR DE CÁRIE DENTÁRIA COM TECNOLOGIA DE PONTA: PRODUTOS NANOESTRUTURADOS

PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS ATRAVÉS DE TRATAMENTO INDOLOR DE CÁRIE DENTÁRIA COM TECNOLOGIA DE PONTA: PRODUTOS NANOESTRUTURADOS

INTEGRANTES
Aronita Rosemblatt
Coordenadora

RADIAÇÃO: QUEBRANDO TABUS – ANO 3

RADIAÇÃO: QUEBRANDO TABUS – ANO 3

RESUMO DO PROJETO

O projeto consolida e amplia o conhecimento adquirido na curricular Radiologia I, pelos alunos do Curso de Graduação em Odontologia, com a idealização e preparação de material didático sobre as radiações, a ser abordado por estes, em escolas de ensino médio, promovendo desta forma a criação de um projeto fundamentado na interinstitucionalidade e na interdisciplinaridade direcionadas à construção do conhecimento das radiações. Trabalharemos neste segundo ano com 240 estudantes de 06(seis) turmas da Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte, situada na Rua Dois Irmãos, s/n, Bairro do Apipucos, Recife-PE. Com este projeto, objetivamos construir uma visão sobre o assunto que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, crítico, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar do mundo em que vivem de forma responsável e segura. Desmistificando o uso e aplicações das radiações iremos levar à comunidade informações com suporte científico, contextualizando com a realidade, necessidade e problemas do mundo moderno, contribuindo também com a melhora de sua qualidade de vida. QUANTIDADE DE VAGAS: 12 (doze), para alunos matriculados em 2017.1, no 4º ao 9º períodos.

INTEGRANTES
LUCIANE FARIAS DE ARAÚJO
Coordenadora
Lattes

RESGATANDO SORRISOS 8

RESGATANDO SORRISOS 8

RESUMO DO PROJETO

O Programa de Extensão Universitária Resgatando Sorrisos, da Universidade de Pernambuco (UPE) há sete anos oferece ações e informações em saúde bucal no estado de Pernambuco. Abrangem as áreas da prótese dentária, prevenção do câncer bucal, dentística e grupo de pesquisa com protocolos e metodologias buscando assistir e conhecer populações de baixa renda beneficiadas pelo programa. Conta com uma equipe de 70 pessoas entre professores da UPE; UFPE; USP; UNESP; USC. As ações do programa são realizadas durante 10 meses por ano, com o seu ápice na realização de ação social onde, acadêmicos (n=41), pós-graduandos (n=7), técnicos em prótese dentária (n=10) e professores atendem a população, proporcionando benefícios, no que se refere à saúde bucal. Durante a ação de 2017, no município de Paudalho, foram realizados, em 3 dias, mais de 719 procedimentos odontológicos, 19 pacientes reabilitados com 38 próteses totais. Além das ações presenciais, o programa realiza postagens diárias em mídias sociais, tendo um alcance de mais de 100 mil visualizações somente em 2017. No que se refere à qualidade de vida da população, que está diretamente ligada à saúde bucal, é fundamental que todos os indivíduos tenham acesso aos serviços de saúde. A extensão universitária é uma ferramenta que pode contribuir de forma significativa e eficaz na propagação de informações em saúde bucal das populações assistidas, visando atitudes multiplicadoras desses indivíduos dentro dos seus núcleos sociais.

INTEGRANTES
SANDRA LUCIA DANTAS DE MORAES
Coordenadora
Lattes

SAÚDE COLORIDA

SAÚDE COLORIDA

RESUMO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo promover a educação em saúde, com ênfase em saúde bucal para estudantes (crianças e adolescentes) da Escola Santa Apolônia, localizada no Campus Camaragibe da UPE. As atividades envolvem palestras, elaboração de cartazes, panfletos, jogos, oficinas e tutoriais. Os temas abordados são: saúde bucal, higiene, alimentação, consumo de drogas licitas e elícitas, prática de atividade sexual e prática de atividade física. Outros temas podem ser considerados de acordo com a solicitação da população-alvo desse projeto. A avaliação do programa ocorre através de grupos focais visando verificar a apreensão das informações e relato de mudanças de hábitos, com aquisição de condutas saudáveis.Equipe docente: Viviane Colares, Valdenice Menezes, Carolina da Franca, Fabiana Godoy
Equipe discente em 2017 formada por 10 alunos de graduação do curso de Odontologia.

INTEGRANTES
Fabiana Godoy
Coordenadora

SAÚDE NA CRECHE

SAÚDE NA CRECHE

INTEGRANTES
Teresa Corrêia
Coordenadora

SONO É VIDA

SONO É VIDA

INTEGRANTES
Mônica Heimer
Coordenadora

TRAUMATISMO DENTAL: O QUE FAZER?

TRAUMATISMO DENTAL: O QUE FAZER?

INTEGRANTES
ANA CLAUDIA AMORIM GOMES DOURADO
Coordenadora
Lattes