O Programa Resgatando Sorrisos, oriundo da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP) da Universidade de Pernambuco (UPE), nos dias 11,12 e 13 de julho foi até a cidade de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, coordenado pela Profa. Dra. Sandra Moraes. Em sua nona edição, na famosa cidade dos poetas, o Resgatando Sorrisos pode contribuir em ações de saúde pela cidade através de 7 equipes que envolveram atendimentos, capacitações e um grupo específico para levantamento de dados epidemiológicos da população local.
A equipe de prótese dentária confeccionou 38 próteses totais, fruto de 1127 procedimentos clínicos e laboratoriais nos 3 dias de atendimento. A equipe de dentística proporcionou 264 procedimentos, dentre eles procedimentos restauradores e de limpeza em 109 pacientes, enquanto a equipe especializada em pacientes especiais beneficiou 110 pessoas entre eles familiares, crianças, adolescentes e adultos jovens. Duzentos procedimentos foram realizados e, entre os pacientes, 94% dos atendidos eram adultos jovens e adolescentes e 80% destes eram deficientes intelectuais. A equipe de Estomatopatologia e Dermatologia realizou no dia 11 uma Capacitação sobre Câncer de Boca e Hanseníase para 250 profissionais de saúde de São José do Egito e 10 municípios vizinhos. Nos 2 dias subsequentes foi realizada uma ação de rastreamento, na qual foram examinados 394 pacientes por ambas equipes. O levantamento das equipes encontrou que 16% dos pacientes tinham lesões malignas ou pré-malignas em pele e mucosa oral. Todos os pacientes com lesões sugestivas foram encaminhados para a biópsia. A equipe de pesquisa pôde fazer todo o levantamento do programa, de onde foram desenvolvidas 3 pesquisas e escrita de 2 artigos científicos. Qualidade da prótese, hábitos, características clínicas e situação dos primeiros molares permanentes em estudantes foram áreas que se destacaram nos estudos.
Foram três dias intensos de muito trabalho, onde por duas vezes as equipes participaram de entrevistas de rádio na Gazeta FM 95.3, que atinge 30 cidades próximas onde aproximadamente 300 mil pessoas puderam ser alcançadas, objetivando ampliar a divulgação das informações. A Extensão universitária representa o elo mais próximo entre a universidade e a sociedade assim, a universidade presta um serviço de utilidade pública, bem como seus professores e alunos têm a oportunidade de identificar as verdadeiras carências e necessidades sociais da população, de forma que a universidade possa cada vez mais, desenvolver atividades úteis à sociedade. Devemos destacar o planejamento e logística da Prefeitura de São José do Egito, na gestão do prefeito Evandro Perazzo Valadares, no elevado engajamento dos profissionais locais de saúde, no compromisso da equipe gestora municipal, especialmente na atuação do Secretário de Saúde Dr. Paulo Jucá, disponibilizando e otimizando todos os serviços. Ao final, em comemoração aos resultados, o programa recebeu uma linda poesia, recitada por Vinícius Gergório.
“Nós da terra da poesia
capital dos improvisos
com a força do repente
usamos versos precisos
Nos curvamos dessa vez
para agradecer vocês
do Resgatando Sorrisos”
Henrique Marinho
Secretário de cultura de São José do Egito