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Licenciatura em Educação Física - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Educação Física /
Faculdade de Educação Física (ESEF)

COORDENADORA:
Marcela Figueiredo

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
051/2023-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
27/12/2027

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Diurno

VAGAS POR ENTRADA:
70 vagas, 35 por turma.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

A Licenciatura em Educação Física formará um professor crítico, criativo e propositivo que compreenda a função social da escola e de projetos e programas educacionais na sociedade democrática e plural, bem como, das políticas públicas para uma educação democrática e socialmente emancipatória, cuja intervenção fundamentar-se-á no rigor científico, na reflexão pedagógica e filosófica e na conduta eticamente responsável.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Desenvolvimento de competências e habilidades, sintonizadas com as diretrizes curriculares da formação do professor, a saber:

1. Análise do fenômeno educativo nos vários sistemas de ensino, programas e projetos educativos, observando os diferentes contextos e especificidades;
2. Compreensão do processo de construção do conhecimento, estruturado a partir do contexto social, cultural e dos conhecimentos sistematizados;
3. Identificação e intervenção nos processos educacionais, através de uma prática pedagógica crítica em Educação Física;
4. Adoção de práticas pedagógicas e ações educativas específicas da educação física que consolidem a educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
5. Valorização das diferentes linguagens, com ênfase na linguagem corporal, na cultura de movimento, entendida como as práticas corporais sistematizadas que são a Ginástica, a Dança, a Luta, o Esporte, o Jogo, dentre outras e de sua função na produção do conhecimento;
6. Conhecimento das modalidades de educação, nomeadamente: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação à Distância e Educação Escolar Quilombola;
7. Articulação com as diversas áreas do conhecimento, estabelecendo um diálogo capaz de interagir em equipes multi e interdisciplinares;
8. Sistematização de intervenções pedagógicas, com ênfase na cultura de movimento, entendida como as práticas corporais que são a Ginástica, a Dança, a Luta, o Esporte, o Jogo, dentre outras, nos diferentes níveis de escolarização e em programas e projetos educacionais;
9. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas intervenções pedagógicas em Educação Física;
10. Atuação profissional eticamente orientada como forma de contribuir para a organização de uma sociedade democrática e emancipatória;
11. Articulação do planejamento, da execução e da avaliação de processos educacionais em diferentes níveis e modalidades de ensino e em programas e projetos educacionais, em equipes multi e interdisciplinares.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

1. Formar professores de Educação Física para atuar nos sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e em projetos e programas educacionais, dotando-os de competências que lhes permitam o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a educação democrática e plural;
2. Articular as dimensões do conhecimento de formações ampliada e específica, de forma a permitir aos futuros licenciados em Educação Física uma visão abrangente do fenômeno educativo;
3. Favorecer a articulação, na apropriação de conhecimentos, entre as áreas da educação e áreas afins que tematizam a Educação Física;
4. Priorizar a prática pedagógica como a centralidade do ensino, da pesquisa e da extensão, consolidando a construção do conhecimento da Educação Física ao longo do currículo;
5. Formar uma atitude científica ao longo de todo o processo de formação inicial do licenciando em Educação Física.