PROGRAD divulga resultado final do edital para seleção de monitores bolsistas e voluntários dentro do Programa de Monitoria 2022 da UPE

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco (PROGRAD/UPE) divulgou nesta quinta-feira (19) o resultado final do edital PROGRAD/PFA/UPE Nº 03/2022 para seleção de monitores bolsistas e voluntários dentro do Programa de Monitoria 2022.

A lista composta por 60 propostas aprovadas com bolsa e 29 recomendadas sem bolsa pode ser consultada no link http://upe.br/anexos/pfa/2022/Resultado_Final_de_monitoria_2022.pdf

A data limite para os professores da UPE enviarem a documentação para a implementação dos Planos de Monitoria aprovados com bolsa é 3 de junho.

Os Planos de Monitoria devem ser implementados a partir de junho deste ano nas unidades da UPE.

Mais informações: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (81) 3183-4013.

A seleção é de responsabilidade da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da PROGRAD, por meio do Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA).

Reitora e assessor de Relações Internacionais da UPE participam de Fórum Nacional da Abruem

A reitora da Universidade de Pernambuco, Socorro Cavalcanti, participa até sexta-feira (19) do 67º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está sendo realizado no Ritz Hotel, em Maceió.

A UPE é associada à entidade que reúne 47 universidades de 22 estados brasileiros. O encontro em Alagoas é o primeiro presencial promovido pela Abruem desde o início da pandemia de Covid-19.

O assessor de Relações Internacionais da UPE, Igor Lapsky, também estará em Maceió representando a universidade. A Abruem é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação e encontros diplomáticos.

A reitora Socorro Cavalcanti integra a Câmara Técnica de Gestão, Governança e Legislação da Abruem, que fará uma sessão de debates às 15h da sexta-feira.

Três gestores de universidades farão a apresentação de suas experiências sobre autonomia e depois será aberta a discussão. Em seguida, o grupo vai elaborar um documento para aprovação em plenário.

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) é a responsável pela organização do Fórum, que terá como temática principal “Novos desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizados a pandemia ensina às nossas universidades”.

Outras Câmaras Técnicas da Abruem abordarão temas de relevância para reitores de universidades públicas, como “Caminhos e descaminhos na política de fomento à ciência e tecnologia no país”, ministrado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes; e “Censo da Educação Superior”, proferido pelos presidente e diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas e Carlos Eduardo Moreno, respectivamente.

Durante o encontro também será realizada a reunião do Conselho Pleno da associação. Na oportunidade serão realizadas as eleições para eleger a chapa que assumirá a gestão da Abruem pelos próximos dois anos.

O ex-reitor da UPE, Pedro Falcão, era o presidente da entidade até abril deste ano, quando renunciou ao cargo na universidade.

PROPEGI orienta docentes da UPE a respeito de bolsas de produtividade oferecidas pelo CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançou chamadas para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT).

É uma oportunidade para os docentes da Universidade de Pernambuco. Juntas, são cerca de R$ 300 milhões de investimento total no pagamento das bolsas, ao longo de suas vigências.

A submissão de propostas está aberta e vai até 7 de julho de 2022. O resultado final deve ser divulgado em fevereiro de 2023.

As Bolsas PQ são compostas de duas categorias: 1 e 2. Para estar apto a receber Bolsa na Categoria 1, é preciso ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2014. Para a Categoria 2, ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2019.

Acesse a chamada na íntegra e os critérios em http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=10628

Já as Bolsas DT valorizam a produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. As Áreas Tecnológicas abordadas nessa Chamada são: Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Agrárias, Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Materiais, Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços, Energia.

Também concedidas em duas categorias, as Bolsas DT de Categoria 1 são destinadas a pesquisadores(as) que possuem oito anos, no mínimo, de doutorado, por ocasião da implementação da bolsa ou pelo menos 10 anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico e em atividades de extensão inovadora e de transferência de tecnologia.

Para as de Categoria 2, os(as) pesquisadores(as) devem possuir três anos, no mínimo, de doutorado por ocasião da implementação da bolsa ou pelo menos cinco anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico e em atividades de extensão inovadora e de transferência de tecnologia.

Acesse a chamada na íntegra e os critérios em http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=10624

ATENÇÃO:
A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) da UPE disponibilizou serviços para ajudar nas inscrições.

Deseja solicitar declaração de conclusão de iniciação científica ou tecnológica? Preencha o formulário disponível em: https://forms.gle/RDzx24wPG8a6qhfZA

Está com dúvida/problema em relação ao SISPG? Consulte o arquivo disponível em: http://www.upe.br/anexos/propegi/pesquisa/documentos/DUVIDAS_SISPG_oficial.pdf

Aluno do Instituto Confúcio conquista primeiro lugar no Concurso de Fala Chinesa (Edição 2021)

O aluno do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (IC/UPE) e da CUFE, Heitor Alexander Santos, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Fala Chinesa (Edição 2021), da Conferência Global de Língua Chinesa "Chinese Bridge" para Estrangeiros.

O evento internacional iniciou as inscrições em dezembro de 2021. Para participar os candidatos deveriam enviar um ensaio em chinês com o tema "My China Fate" em formato Word ou PDF, não inferior a 800 palavras. O candidato também deveria gravar um pequeno vídeo com até 5 minutos de duração em forma de discurso. Os trabalhos foram disponibilizados na página do evento para votação dos internautas de todo o mundo.

Os 10 mais votados foram selecionados para a próxima fase, onde especialistas chineses e estrangeiros contratados pelo Comitê Organizador avaliaram os manuscritos e vídeos dos concorrentes nos aspectos de conteúdo da fala, expressão da linguagem, comportamento da imagem, impressão abrangente, efeito da fala e criatividade.

No texto e vídeo elaborado a respeito do tema "Juntos para um futuro compartilhado", Heitor, buscou “reforçar a grandiosidade da força do coletivo e estimular as pessoas a alcançar o bem comum através da cooperação e empatia”, conforme divulgou em seu perfil da rede social.

Em sua última etapa de seleção Heitor disputou com candidatos do Laos, Índia, Paquistão, Nigéria, Síria, Gana, Rússia e Madagáscar e Cuba. 

Leia mais...

PROEC lança edital para publicação de coletânea reunindo obras literárias de docentes, técnicos e alunos da UPE

Autores de crônicas, poemas e contos que sejam estudantes, docentes e/ou técnicos/as da Universidade de Pernambuco podem ter suas obras publicadas no e-book "Tempo de Contar".

A coletânea reunirá textos em tema livre que forem selecionados no edital lançado nesta quarta-feira (18) pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UPE).

As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 31 de agosto através de formulário online disponível neste link: https://forms.gle/YqCyEidyr58wQe7p8

Cada autor poderá enviar até três obras literárias, mas apenas um produto de cada modalidade será classificado.

Segundo o edital, os resultados serão divulgados no dia 23 de setembro.

Os autores selecionados receberão certificados emitidos pela PROEC. O e-book será lançado pela Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe) até 15 de dezembro.

Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira o edital: http://www.upe.br/edital-sele%C3%A7%C3%A3o-de-produtos-liter%C3%A1rios-tempo-de-contar-2022.html