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Licenciatura em Pedagogia EAD 2024 - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Pedagogia EAD/
Garanhuns

COORDENADORA:
Giovanna Coelho

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DOS PARECERES:
020/2019-CES

VIGÊNCIA DOS PARECERES:
30/12/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O Curso de Licenciatura em Pedagogia é oferecido na modalidade presencial, com duração de quatro anos, correspondendo a 08 semestres, totalizando uma carga horária mínima de 3.420 horas, dentre as quais 400 horas de Estágio Supervisionado, 400 horas de Prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo e 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes. O currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, com base na Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, tem como núcleos norteadores: I – Núcleo de Estudos Básicos; II – Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos; e, III – Núcleo de Estudos Integradores. A constituição dos núcleos visa à formação de um profissional capaz de compreender a realidade, de agir no sentido de modificá-la e de responder eticamente às necessidades emergentes da sociedade na contemporaneidade. A formação profissional do licenciado em Pedagogia o habilita a atuar em instituições educacionais, exercendo as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de educação profissional, em planejamento, em gestão, execução e avaliação de programas em sistemas e unidades de ensino e em ambientes não escolares, podendo exercer, também, atividades de pesquisa educacional em diversos setores.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Gerais:

Articular ensino-pesquisa-extensão na produção do conhecimento pedagógico e científico no campo educacional;
Refletir sobre o fenômeno e a prática educativa em diferentes âmbitos e modalidades;
Explicitar o processo de construção do conhecimento no ser humano como fundamento do seu fazer pedagógico em etapas e modalidades da Educação Básica;
Desenvolver uma postura ética, crítica e criativa de atuação profissional e a consequente responsabilidade social;
Investigar a realidade escolar e/ou não-escolar, produzindo conhecimento e criando possibilidade de intervenção na prática pedagógica;
Dialogar com a sua área de conhecimento e as demais áreas, relacionando-as à realidade social, ampliando a percepção da abrangência destas relações.

Específicas

Participar do processo educacional em âmbito escolar e não-escolar com uma visão crítica e ampla do contexto socioeducacional;
Contribuir para a construção e gestão do Projeto Político-Pedagógico, considerando-o trabalho coletivo e democrático;
Desenvolver metodologias adequadas às tecnologias da informação e da comunicação na prática pedagógica;
Vivenciar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas, valorizando-as em sua função na produção do conhecimento;
Respaldar-se em princípios éticos e epistemológicos para fazer escolhas e tomar decisões metodológicas e didáticas de modo consciente e consistente;
Desenvolver um trabalho pedagógico, estabelecendo uma relação dialógica com autoridade, confiança e afetividade em contextos educacionais e/ou culturais, envolvendo diferentes atores sociais;
Utilizar metodologias diversificadas de avaliação com base na análise dos resultados para intervir na prática pedagógica em diferentes etapas e modalidades, em contextos escolares e não-escolares;
Ampliar seu horizonte cultural, na formação continuada, adotando uma postura crítica e cidadã.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O Pedagogo será o profissional com competências para atuar em atividades pedagógicas e científicas da educação em espaços formais e não-formais:

Na docência das etapas e modalidades da Educação Básica nos níveis da educação infantil e fundamental I;
Na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não escolares;
Na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.