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Aluno do programa de Pós-graduação da Esef/UPE faz conexão entre cineclube e Educação Física - Universidade de Pernambuco

Aluno do programa de Pós-graduação da Esef/UPE faz conexão entre cineclube e Educação Física

O aluno Felipe Soares de Lima, pós-graduado pelo programa de Educação Física Escolar da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (Esef/UPE) defendeu em seu trabalho de conclusão de curso, orientado pelo profa. Lívia Brasileiro, a utilização do cineclube como ferramenta de ensino nas aulas de Educação Física. Além de professor de Educação Física, Felipe é diretor de cinema e produtor cultural e justifica essa conexão no seu trabalho a partir de uma experiência vivenciada por ele na educação básica, em que utilizou o cineclube para discutir cultura corporal, preconceito e gênero com estudantes do Ensino Médio. 

"A Educação Física é muito mais do que comumente vemos nas escolas, prática de esportes e competição. Eu acredito na arte como ferramenta de transformação. Em um ambiente escolar estamos, além de tudo, formando pessoas, cidadãos críticos e com autonomia. A sétima arte, sem dúvidas, é um instrumento riquíssimo para que possamos refletir sobre diversos parâmetros e é com ela que proponho abordar, no ambiente escolar, temas que tem urgência em serem tratados, dentre eles a Cultura Corporal.", afirma Felipe Soares. 

O primeiro trabalho do aluno, “AUTOFAGIA (2016)”, traz o tema gênero para discussão, em que ele utiliza a afirmativa, baseada em Carl Jung, "o que me incomoda no outro, está em mim". O curta tem trilhado um caminho próspero, com 10 premiações,  dentre elas melhor filme universitário (representando a UPE), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor ator e melhor som. Hoje está disponível no Canal Brasil para o público em geral. Atualmente Felipe está na produção do curta-metragem independente "O Menino que Morava no Som" que traz a surdez como tema central para discussão e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018.

Educação física e cinema é uma conexão que já vem sendo trabalhada há algum tempo, mas a proposta do cineclube vem como inovação. O cineasta e educador pretende com a sua inserção no mestrado, problematizar orientações metodológicas para o uso do cineclube como proposta curricular na Educação Básica. 

Entrevista - No dia 13 de abril, Felipe Soares participou de uma entrevista no Canal Brasil, onde gravou o novo episódio do “Pausa pro Café”, programa que destaca as revelações do cinema nacional. Nesta entrevista, Felipe destaca como foi a experiência de realizar uma produção cinematográfica independente e como ocorreu a conexão entre cinema e educação, junção que o inspirou na elaboração do seu Trabalho de conclusão de curso na Pós-graduação em Educação Física Escolar da ESEF/PE.