1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Alunos da UPE criam manual de preservação de documentos escolares - Universidade de Pernambuco

Alunos da UPE criam manual de preservação de documentos escolares

Alunos do curso de matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Petrolina, participaram de uma aula diferente na última sexta-feira (04/05). Em meio a pinceis, toucas, luvas e outros materiais, discutiram sobre a importância do trabalho de preservação dos documentos escolares e desenvolveram um manual de conservação em comemoração ao Dia da Matemática (06 de maio de 2018).

O Manual de conservação e preservação de documentos escolares surge da necessidade de divulgar junto à comunidade acadêmica as potencialidades desses arquivos como fonte de pesquisa sobre o ensino de matemática na segunda metade do século XX, bem como orientar para a importância da preservação da memória educacional do município de Petrolina e regiões circunvizinhas.

Desde 2016 alunos de matemática da Upe integram o projeto de pesquisa intitulado “Os documentos escolares como fonte de pesquisa para a história do ensino de matemática”, que está vinculado a linha de pesquisa História da Educação Matemática: pedagogias, práticas e artefatos, sob coordenação da professora Iracema Campos Cusati, doutora em educação pela Universidade de São Paulo.

Os alunos realizam atividades de pesquisa e extensão sobre o ensino de matemática a partir de artefatos didáticos, tais como legislações específicas, diretrizes curriculares, livros didáticos, manuais, fichas de matrícula, boletins escolares, ficha de frequências, cadernos e materiais de apoio didático, entre outros relacionados ao ensino de matemática.

Atualmente o projeto se encontra em execução no arquivo das escolas extintas de Petrolina, localizado na Gerência Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco (GRE). Munidos de avental, máscara, luvas, toucas, óculos e pinceis os estudantes realizam inicialmente os procedimentos de higienização dos documentos.

A segunda etapa é destinada ao levantamento, separação e organização dos documentos por ano (conforme o protocolo da GRE). A terceira etapa envolve os procedimentos de catalogação, digitalização e publicação dos documentos no acervo digital do Grupo de Estudos e Pesquisa e Pesquisas em História da Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF – gephesf.upe.br), cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq.

Por último, estudantes e coordenação se debruçam na elaboração e no planejamento de ações de divulgação e socialização dos resultados de pesquisa.

Participam do projeto os alunos Jailson Ferreira da Silva, Amanda de Souza Albuquerque, Bianca Magalhães de Miranda (Bolsista CNPq), Cícero Barbosa de Sousa, Paula Caroline dos Anjos Rodrigues e Ramon Ranyere Salustriano da Silva.

Clique no link e baixe o Manual de conservação e preservação de documentos escolares: https://pt.slideshare.net/LanaKrisna1/manual-como-conservar-e-restaurar-documentosdocx.