1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Alunos do Instituto Confúcio da UPE participaram da competição “Ponte Chinesa” - Universidade de Pernambuco

Alunos do Instituto Confúcio da UPE participaram da competição “Ponte Chinesa”

No último dia 06 de maio, dois alunos dos Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE) participaram da etapa nacional da “17a Competição Internacional de proficiência em Língua Chinesa para estudantes  Universitários estrangeiros”, conhecida também como Ponte Chinesa, que aconteceu em Porto Alegre.

O aluno do Instituto da UPE, Heberton Silva, ficou classificado em segundo lugar na competição que teve como tema  “Um mundo, uma família”.

A competição, que foi organizada pelo Instituto Confúcio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com o Departamento de Cultura da Embaixada da China no Brasil, contou com a presença de alunos proficientes na língua chinesa dos 10 Institutos espalhados pelo país.

INSTITUTO CONFÚCIO: é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o idioma mandarim e o ensino na língua e da cultura chinesas e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural com o Brasil, fomentar o ensino do mandarim e ajudar a compreender a China contemporânea, presente em mais de 50 países.

Com sede central localizada em Pequim, o Instituto Confúcio é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.

No Recife, funciona através de um convênio entre a UPE e a Sede Central do Instituto Confúcio (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. Além de ensinar a língua chinesa, também visa formar professores de língua chinesa, oferecer livros e material de ensino, realizar o exame HSK, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organizar atividades festivas e culturais chinesas e realizar o intercâmbio linguístico e cultural entre a China e o Brasil. O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para o ensino da língua e cultura chinesas na região.

Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.

Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. - 479 A.C, desenhou uma doutrina - o confucionismo - que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental. Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.