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Artigo de professor da FCAP/UPE e de duas orientandas do mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável integra livro de universidade mexicana sobre ações inovadoras em educação - Universidade de Pernambuco

Artigo de professor da FCAP/UPE e de duas orientandas do mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável integra livro de universidade mexicana sobre ações inovadoras em educação

 

Um livro publicado por universidade mexicana destacando novas linhas de investigação na área de educação na América Latina tem um capítulo de autoria do professor da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco, José Luiz Alves, e duas orientandas suas do mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da FCAP/UPE, Magali Ferreira de Menezes e Cilene Magda Vasconcelos de Souza. 

A pesquisa “A interdisciplinaridade como prática pedagógica: a percepção do discente do curso de Direito” integra, traduzido para o espanhol, o livro Letras críticas en el ámbito educativo, editado pela Universidad del Centro del Bajío, do estado mexicano de Guanajuato. 

Surgida a partir da segunda metade do século 20, a interdisciplinaridade é uma prática pedagógica que vem ganhando cada vez mais espaço no ensino superior, principalmente neste período de alterações na maneira de dar aulas provocadas pela pandemia de Covid-19. 

Com 106 páginas, a obra compila os resultados de diversos estudos no campo da educação realizados no México, Brasil, Colômbia e Venezuela. O objetivo, segundo a universidade mexicana, é “enriquecer a prática  educacional e promover novas linhas de investigação a partir das descobertas apresentadas”.

Os sete artigos abordam temas como inclusão educativa para estudantes cegos e de baixa visão, estilos de aprendizagem em estudantes tecnológicos, cursos de verão de ciências, microeconomia, educação virtual e formação ética profissional em universidades públicas.

No caso do capítulo escrito pelo professor da FCAP/UPE e suas duas orientandas, ambas professoras da Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Fadimab), do município de Goiana, foi apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender a percepção de alunos do primeiro período do curso de Direito em relação à interdisciplinaridade.

Ao todo, 29 estudantes responderam a um questionário sobre a experiência obtida com a interação entre as disciplinas de Fundamentos da Economia e Metodologia do Trabalho Científico, ambas ministradas pelas duas autoras do artigo. 

Em pleno cenário atípico de um ano de pandemia de Covid-19, os alunos estudaram, no semestre 2020.1, os mesmos textos e desenvolveram uma investigação sobre um mesmo tema nas duas disciplinas. O grupo considerou a experiência como muito positiva. 

O estudo reforça a ideia de que integrar os conhecimentos adquiridos ajuda a desenvolver competências para a vida profissional que inclui o trabalho em equipe de forma colaborativa e cooperativa. 

“Assim, como proposta de estudos futuros, registra-se a necessidade de uma análise comparativa entre os alunos dos diferentes cursos, que seja proposta a interdisciplinaridade com a participação de todas as disciplinas do período, para que a experiência seja vivenciada por todos os professores e alunos da instituição”, afirmam os três autores na conclusão.

LIVRO NA VERSÃO EM PDF (EM ESPANHOL)