1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
ATI e UPE se unem para criar Programa de Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico - Universidade de Pernambuco

ATI e UPE se unem para criar Programa de Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico

Com o intuito de implantar um Programa Contínuo de Integração Academia e Governo, para promover a Inovação Governamental no Estado de Pernambuco, a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), firmou convênio com a Universidade de Pernambuco (UPE).

Na última semana, a gestora do Laboratório de Integração, Governo, Universidades e empresas (Ligue), Mônica Bandeira, apresentou os objetivos do Convênio no 014/2018, que visa ampliar a participação dos gestores de negócios públicos a participar do Programa Sala de Aula Aberta, na Escola Politécnica da UPE (Poli), para os órgãos que desejem prospectar soluções especializadas e complexas, no campo da Mineração de Dados e da Inteligência Artificial.

A partir deste convênio, os órgãos poderão aderir, através de um instrumento – Termo de Adesão – contendo os compromissos a serem assumidos, a cada semestre, no Programa Sala de Aula Aberta, bem como o Termo de Confidencialidade e Sigilo, em relação ao manuseio de dados públicos, durante o desenvolvimento dos Projetos.

O Programa Sala de Aula Aberta é uma metodologia inovadora de ensino-aprendizagem, aplicada pelos professores da Poli/UPE, Fernando Buarque e Alexandre Maciel, que permite que clientes e seus problemas sejam estudados, entre os alunos regularmente matriculados. Assim, onde os alunos ouvintes (gestores governamentais) poderão levar seus problemas reais do Governo para que os alunos encontrem soluções com a instrução dos professores.

Está prevista instalação de um Laboratório de Inteligência Governamental. O LiGOV é um ambiente virtual de integração entre alunos e gestores de negócios públicos, para criação de softwares. Segundo Bandeira, já foram desenvolvidos 16 projetos resultantes do Programa Sala de Aula Aberta, que se encontram no repositório LiGOV, hospedados na ATI.

Dos 16 projetos, dois estão em produção na Controladoria Geral do Estado: “Melhorar o Sistema de Previsão de Repasses do Governo Federal” e “Identificar Licitações Potencialmente Fraudulentas”. Ainda houve dois projetos finalistas do Sala de Aula Aberta, no Prêmio Secop Inovação 2017: “Desenvolvimento de um Motor de Inferência para priorização de Pedidos de Desembolso no Estado de Pernambuco” e “Mineração de Dados na Identificação de Empresas Irregulares quanto ao Pagamento de Impostos”.

O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, e o presidente da ATI, Romero Guimarães, pretendem ampliar o Sala de Aula Aberta para outras áreas do conhecimento, tanto para os demais campi e cursos da UPE, como também mais áreas finalísticas do Governo, a exemplo de Saúde, Educação e Segurança. “A instalação do LiGOV e recursos para incentivos ao desenvolvimento dessas soluções (bolsas) são esforços que vêm sendo priorizados. Neste sentido a ATI e Secretaria de Ciência e Tecnologia da Informação estão discutindo esta iniciativa, em especial o conceito do LiGOV, para promover um Programa de Inovação Governamental, momento oportuno em que a SECTI vai regulamentar o Marco Legal de Inovação em Pernambuco”, justifica Romero.

Fonte: ATI.