Campus da UPE em Garanhuns participa de Seminário sobre a saúde da população negra

O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns participou do “I Seminário Municipal de Saúde da População Negra”, que aconteceu no dia 16/10, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

 

O evento, organizado pelo Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras e pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase nas populações do campo, contou com a participação de representantes da coordenação, gestão e execução da atenção básica e saúde da população negra, da UPE, do governo municipal e das comunidades quilombolas do município.

Na ocasião, os presentes participaram de debate sobre temas como: o histórico de luta e a atual situação das Políticas Nacionais de Saúde da População Negra e Saúde Integral dos povos do campo, Anemia Falciforme, e o Diagnóstico Situacional de Saúde das Comunidades Quilombolas do Castainho, Estivas, Tigre e Estrela.

Puderam, ainda, propor ações e cobrar do poder público a efetividade de ações mais concretas, fortalecendo a relação entre Estado, comunidade e o controle social.