1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Carmen Monteiro Freitas e Vera Samico recebem títulos de Doutora Honoris Causa da UPE - Universidade de Pernambuco

Carmen Monteiro Freitas e Vera Samico recebem títulos de Doutora Honoris Causa da UPE

Em solenidade marcada pela emoção, as professoras Carmen Monteiro Freitas e Vera Lúcia Samico tornaram-se oficialmente Doutoras Honoris Causa da Universidade de Pernambuco (UPE).
 
O título é um reconhecimento público da instituição pelo trabalho das duas profissionais que ajudaram a tornar a Escola Superior de Educação Física (ESEF) uma referência nacional na sua área.
 
A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira (12), na sala do conselho da reitoria, com transmissão pelo canal UPE nas Redes no YouTube. Apenas as duas homenageadas, familiares, pró-reitores e integrantes da mesa participaram do evento presencial, cumprindo as normas sanitárias em vigor por causa da pandemia de Covid-19.
 
Cumprindo o cerimonial, Carmen Monteiro e Vera Lúcia Samico foram conduzidas ao recinto pela vice-diretora da ESEF, Carla Chagas. O discurso panegírico (louvor solene) para Vera, que é a atual pró-reitora de Administração e Finanças da UPE, foi feito por Agostinho Rosas, professor da ESEF e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG).
 
"Vera Samico tem competência no trato com as pessoas. Ela está na reitoria exercendo uma função dinâmica e responsável. O título é mais do que justo, brinda uma carreira exemplar", disse Agostinho.
 
A própria Vera fez o panegírico de Carmen Monteiro. "Nossas histórias se entrelaçam. Vera é uma pessoa que teve um papel fundamental na construção dessa universidade. É um baluarte da nossa profissão em Pernambuco e referência na nossa área. Conquistou um lugar de respeito na academia e na sociedade pernambucana", disse.
 
O reitor Pedro Falcão e a vice-reitora Socorro Cavalcanti conduziram a solenidade. Os dois foram até às homenageadas para fazer a transladação das vestes. Carmen e Vera receberam samarras verdes, a cor dos profissionais da área de saúde. Também houve a entrega oficial dos diplomas.
 
Em seu pronunciamento, a vice-diretora da ESEF, Karla Chagas Toniolo, destacou o papel das novas Doutoras Honoris Causa da UPE na consolidação do ensino superior de Educação Física.
 
"Quero externar a alegria e hora por estar presente ao reconhecimento dos feitos de duas grandes mulheres. O título traduz o trabalho de luta não só pela educação física, mas por uma universidade pública. A ESEF agradece às duas pela caridade de compartilhar seu conhecimento e suas vidas", afirmou.
 
"Toda a minha vida profissional eu doei para esta universidade", disse Carmen no seu discurso congratulatório. "Eu quero agradece a quem me indicou. A UPE foi a minha casa durantes 30 anos. Minha maior alegria foi transformar a fundação em universidade", destacou.
 
Vestindo a toga que pertenceu ao avô Armando Hermes Ribeiro Samico, que foi reitor da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP) entre 1983 e 1987, Vera Samico disse se considerar "quase um patrimônio tombado da UPE". "A ESEF é minha escola e minha vida. Tenho orgulho das opções que fiz da minha vida. Quero agradecer à UPE por esta distinção conferida".
 
O reitor Pedro Falcão ressaltou que a cerimônia faz parte das comemorações pelos 30 anos de fundação da UPE. "Carmen e Vera iniciaram como estudantes desta instituição quando ainda era a FESP. O título é um reconhecimento justo para quem dedicou toda a sua vida profissional a esta instituição".
 
Os títulos de Doutora Honoris Causa são concedidos somente após a chancela do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE. O de Vera Samico foi aprovado no dia 28 de setembro de 2019. O de Carmen é mais recente, de 28 de maio deste ano.
 
Carmen Monteiro Freitas participou ativamente da consolidação dos cursos de Educação Física na então Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP), onde começou como docente da ESEF em 1970, e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde foi a primeira coordenadora, em 1972.
 
Ela também foi diretora da ESEF e pró-reitora da FESP. No processo de transição da fundação para a criação definitiva da UPE, em 1991, assumiu cargo de reitora temporária e teve papel ativo na redação do regimento e do estatuto da nova universidade. Exerceu ainda o cargo de pró-reitora de Graduação da UPE e outras funções técnicas até a sua aposentadoria, em dezembro de 1994.
 
Vera Samico é a atual pró-reitora de Administração e Finanças da UPE. Ela iniciou sua carreira na universidade como docente da Escola Superior de Educação Física, em 1986, ainda no período da FESP. Como diretora da ESEF, cargo exercido entre 2010 e 2018, implementou o primeiro Programa de Doutorado em Educação Física do Norte/Nordeste.
Como diretora financeira do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PE) Vera Samico contribuiu na estruturação de cursos de graduação em Educação Física em outras instituições de ensino superior em Pernambuco. Na sua trajetória, defendeu a realização de concursos públicos docentes e a gratuidade do ensino.