1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Cerimônia de entrega de títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito vida UPE torna celebração em defesa da ciência - Universidade de Pernambuco

Cerimônia de entrega de títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito vida UPE torna celebração em defesa da ciência

Engenheiros e professores, Jaime Gusmão (1932-2013), Milton Santos (1936-2000) e Carlos Calado são considerados por seus colegas de profissão e magistério pessoas à frente de seu tempo. Além da especialização técnica, para eles o principal foco é o ser humano. Sempre.

Jaime Gusmão foi docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Milton Santos e Carlos Calado ajudaram a formar novos engenheiros na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli).

A partir desta sexta-feira (12), os três têm mais uma característica em comum. Integram o seleto quadro da Universidade de Pernambuco (UPE) como Doutor Honoris Causa (Jaime Gusmão, in memoriam) e Professores Eméritos (Milton Santos, in memoriam, e Carlos Calado).

A cerimônia foi realizada na reitoria da UPE, reunindo familiares dos dois homenageados já falecidos e com a presença de Carlos Calado, que foi reitor da universidade pública estadual entre 2007 e 2014.

A solenidade, que teve transmissão ao vivo pelo canal UPE nas Redes no YouTube (para ver a íntegra, acesse este link: https://youtu.be/Tt_NX-Wjr54), tornou-se uma defesa da ciência e da democracia nos discursos panegíricos e congratulatórios para cada homenageado.

Ex-reitor da UFPE, Amaro Lins fez o panegírico de Jaime Gusmão. Destacou que o título de Doutor Honoris Causa é concedido a pessoas eminentes e as instituições acabam adotando do homenageado os seus valores.

Amaro Lins disse assim ainda que é importante defender as instituições de ciência "para que possam surgir outros Jaimes".

O filho do novo Doutor Honoris Causa da UPE, o também engenheiro Roberto Gusmão, ressaltou que em nenhum momento o pai parou de formar novos profissionais humanistas.

"Nosso país passa por um momento difícil, a democracia sob ameaça. Estamos em um nevoeiro, mas tocando o barco sabendo onde queremos chegar: um país justo", disse. Segundo ele, a luta pelo bem-estar coletivo vem através da educação.

De forma online, o professor Sérgio Eduardo Ferraz fez o discurso panegírico de Milton Santos. "Seu comportamento era a própria encarnação da igualdade. Era negro, comunista, ateu e democrata. Se estamos aqui gozando de uma liberdade é por conta da luta de pessoas como Milton", destacou. Luta que é agora, segundo ele, de nossa responsabilidade.

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, fez o discurso congratulatório do pai, agora Professor Emérito (in memoriam) da UPE. "Se vivo fosse, estaria na luta contra o desmonte das conquistas nas áreas da ciência e da tecnologia", defendeu. 

Vice-diretor da Escola Politécnica e filho de Jaime Gusmão, professor Alexandre Gusmão proferiu o discurso panegírico de Carlos Calado. Destacou que o atual reitor da Faculdade Senac articipou da formação de quatro mil engenheiros na Poli. "Ele mostrou que a engenharia pode ajudar as pessoas", disse.

O ex-reitor da UPE agradeceu a homenagem e, no seu discurso congratulatório, destacou o seu trabalho em transformar uma federação de faculdades isoladas em uma verdadeira Universidade de Pernambuco, trabalhando que vem sendo continuado pelo reitor Pedro Falcão e pela vice-reitora Socorro Cavalcanti.

Segundo ele, a UPE é um exemplo de democracia, demonstrada pela escolha dos seus dirigentes e nas decisões colegiadas.

O diretor da Poli, José Roberto Cavalcanti, destacou que a homenagem da UPE a três engenheiros é um reconhecimento da importância da ciência em um momento de negação quando o povo mais precisa dela. 

"É um dia de homenagem, mas de reagirmos em nome daqueles que se foram, usando a palavra resistência", afirmou.

Encerrando a solenidade, a vice-reitora da UPE ressaltou que a engenharia pernambucana deve se sentir honrada com profissionais compromissados como os que agora integram a lista de homenageados pela universidade.