1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Com a ajuda de alunos, professor do Campus Garanhuns da UPE transforma conteúdo de disciplina sobre ética e computação em histórias em quadrinhos - Universidade de Pernambuco

Com a ajuda de alunos, professor do Campus Garanhuns da UPE transforma conteúdo de disciplina sobre ética e computação em histórias em quadrinhos

Onze alunos do curso de Engenharia de Software do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE), coordenados pelo professor Ivaldir de Farias Junior, transformaram o conteúdo da disciplina Computação, Ética e Sociedade em histórias em quadrinhos. O resultado foi um livro já disponível em versão impressa (R$ 49,22) e também em ebook (R$ 15,50) a partir deste link: Histórias em Quadrinhos Sobre Ética Tecnológica, por Ivaldir de Farias Junior - Clube de Autores.

São três histórias em vinte páginas. A primeira fala sobre uma cidade sem lei chamada internet. Neste lugar, surge um novo xerife chamado Marco Legal e seu ajudante, CGI. Eles vão trazer a justiça de volta, garantindo a tranquilidade aos moradores. O foco é apresentar a importância do Marco Legal como um instrumento de ordem (ética).

A segunda história retrata uma conversa entre dois amigos abordando o benefício de se utilizar softwares licenciados e legais, bem como os riscos do software pirata. A última HQ aborda o tema de propriedade intelectual. Nela, um rapaz se apropria indevidamente do código fonte do software de outra pessoa e este ato leva a uma briga judicial em busca da definição do verdadeiro proprietário.

As três narrativas têm como objetivo trazer uma reflexão de forma dinâmica sobre Ética e Computação. "Nossa intenção foi construir um conhecimento e deixar um legado sobre a disciplina de Computação, Ética e Sociedade através de histórias lúdicas, didáticas e fictícias", afirma o professor Ivaldir de Farias Junior, que também é o coordenador do curso de Engenharia de Software.  

 Os alunos participantes realizaram o trabalho quando cursavam o primeiro período do curso. Em suas aulas, em meio a todos os desafios impostos pela pandemia, o professor Ivaldir priorizou a discussão e o debate, bem como a concepção de roteiros temáticos sobre assuntos envolvendo Ética e Computação.

Os autores das três histórias são Anna Victória, João Pedro F. Lopes, Idalberto P. A. Júnior, José Ferreira, Leonardo Vítor, Renan Guilherme, Igor Leonardo, Salomão Gabriel e Iuri Santos. Os ilustradores foram Anna Victória, Dayanne Coutinho e Igor Xavier.

Além de conceber o livro de HQs, o professor Ivaldir de Farias Júnior desenvolveu uma animação sobre a doença de Chagas para um projeto de objetos educacionais digitais na área de imunologia e também um minijogo para celular chamado “Gota a Gota”, que tem a proposta é conscientizar a nova geração no enfrentamento do grande desafio do século 21: a falta de água. Estes dois trabalhos foram realizados em conjunto com o laboratório Cake Roll GameLab, incubado no Softex Recife, do qual Ivaldir é coordenador.