1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Conselho Universitário da UPE aprova concessão de títulos de Doutora Honoris Causa e Professora Emérita a docente do Campus Garanhuns e gestora do Procape - Universidade de Pernambuco

Conselho Universitário da UPE aprova concessão de títulos de Doutora Honoris Causa e Professora Emérita a docente do Campus Garanhuns e gestora do Procape

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai conceder títulos de Doutora Honoris Causa e Professora Emérita a duas docentes e gestoras pelas contribuições relevantes nas suas áreas de atuação no Campus Garanhuns e no Pronto-socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luís Tavares (Procape).

As honrarias foram aprovadas em reunião do Conselho Universitário (CONSUN) no dia 27 de agosto respectivamente para Maria Giseuda de Barros Machado e Irmã Lucimar. A cerimônia de entrega deverá acontecer no mês de dezembro.

Professora do curso de História em Garanhuns e com 52 anos de experiência de magistério em todos os níveis, Maria Giseuda de Barros Machado será a 14ª integrante do seleto grupo de homenageados com o título de Doutor Honoris Causa da UPE, que em 2022 completa 30 anos de fundação.

O pedido foi encaminhado pelo  Colegiado do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB/UPE), considerando o notório saber, dedicação e compromisso de Giseuda na construção do Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco.

Já o título de Professora Emérita é concedido a docentes cujas contribuições tenham sido relevantes para a Universidade de Pernambuco, para a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas.

O pedido de concessão deste título para Irmã Lucimar foi assinado pelo Gestor Executivo do Procape, Ricardo de Carvalho Lima. No seu texto encaminhado ao CONSUN ele destacou o apoio dos integrantes do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), onde a homenageada também atuou ao longo de sua trajetória na UPE. 

DOUTORA HONORIS CAUSA

MARIA GISEUDA BARROS MACHADO

Nascida em Bom Conselho, veio para Garanhuns ainda criança. FOI Aprovada em concurso público em 1969 para atuar como professora municipal e, em 1970, foi classificada em outra seleção para a rede estadual.

 Ingressou na Faculdade de Formação de Professores DE GARANHUNS e concluiu, em 1973, seu primeiro curso superior, o de Estudos Sociais. Na Faculdade de Formação de Professores de Caruaru diplomou-se em História em 1977.

 Assumiu o cargo de professora no quadro da Fundação de Ensino Superior da Pernambuco (FESP) em 1986.

 Já com a transformação da FESP em UPE EM 1991, foi DEPOIS coordenadora pró-tempore dos cursos de Geografia e História quando o departamento era único e foi defensora, em 2002, da inclusão da disciplina História da África no currículo, que tornou-se depois um núcleo de estudos independente.

 Concluiu mestrado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2005 e chega aos 52 anos de magistério ainda vinculada ao curso de História em Garanhuns e tendo sido nomeada para participar do Conselho Estadual de Educação.

PROFESSORA EMÉRITA

IRMÃ LUCIMAR

Maria Soares Albuquerque nasceu no dia 27 de julho de 1942, no município de Boa Viagem, estado do Ceará. Ingressou aos 16 anos de idade na Irmandade Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, adotando o onomástico Irmã Lucimar.

Em 1972, ainda como acadêmica, veio para Recife com o objetivo de concluir o curso de Enfermagem na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE), fundada pela mesma ordem religiosa que escolhera para cumprir seu vocacionado.

Já formada,  devido ao seu destaque profissional, Irmã Lucimar foi contratada como professora da FENSG, iniciando a carreira docente.

No Hospital Universitário Oswaldo Cruz/UPE, ocupou várias funções sendo vice-diretora por oito anos (1994-2002).

Terminado seu mandato no HUOC, Irmã Lucimar dedicou-se, em parceria com o médico Enio Lustosa Cantarelli, na construção e estruturação do Pronto-socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), um centro de referência em cardiologia para o norte/nordeste do país.

No ano de 2006 o Procape foi inaugurado, tendo Irmã Lucimar sido nomeada vice-diretora pró-tempore. Com a aposentadoria do professor Enio Lustosa Cantarelli, em 2009, ela foi nomeada diretora pró-tempore do Procape já incorporado ao complexo hospitalar da UPE, desenvolvendo até hoje ações importantes com o objetivo de prestar uma assistência humanizada e de qualidade aos pacientes cardiopatas carentes.