1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
DCE faz entrega de demandas à reitoria da UPE sobre assistência estudantil - Universidade de Pernambuco

DCE faz entrega de demandas à reitoria da UPE sobre assistência estudantil

Eleita com 3.034 votos na inédita votação online realizada nos dias 8 e 9 de julho, a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Pernambuco (UPE) fez na manhã desta quinta-feira (15) a primeira reunião com o reitor Pedro Falcão e a vice-reitora Socorro Cavalcanti.

A presidente do DCE para a gestão 2021/2022, Clara Maria Gonzaga Lucena,  entregou um documento contendo oito tópicos referentes à assistência estudantil, uma das prioridades da chapa única Eu Defendo a UPE, que obteve 90% dos votos contra 10% de brancos/nulos (344).

De acordo com o DCE, 40% dos alunos da UPE necessitam de algum tipo de assistência estudantil para permanecer estudando. Atender a esta demanda representaria uma queda imediata nos índices de evasão e de reprovação por faltas.

O DCE propõe, de acordo com o documento entregue, a ampliação do orçamento estudantil, o aumento de 100% no número de bolsas de permanência, o aumento no valor da bolsas de permanência, o início de estudos para implementação de restaurantes e cantinas com preços acessíveis dento dos campi, a criação de cota para a UPE na Casa do Estudante de Pernambuco, garantia de auxílio-transporte para estudantes do interior, ampliação do passe livre e aperfeiçoamento da política de cotas.

O reitor Pedro Falcão propôs a retomada das discussões em um fórum envolvendo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). De imediato, ele informou o aumento, já a partir de julho, do valor das bolsas permanência, que passarão de R$ 260 para R$ 400. Este programa também será ampliado, subindo de 187 para 200 estudantes beneficiados.