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Definido calendário acadêmico da UPE relativo aos dois semestres de 2021 - Universidade de Pernambuco

Definido calendário acadêmico da UPE relativo aos dois semestres de 2021

 

O Calendário Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE) para o semestre 2021.1 será vivenciado de forma híbrida, com metodologia e formato semelhantes aos adotados nos semestres 2020.1 e 2020.2. Já o semestre 2021.2 terá formato definido até janeiro de 2022, conforme decretos e resoluções que venham a ser estabelecidos pelo Ministério da Educação e pelo governo de Pernambuco. 

Este é o teor da resolução Nº 061/2021 aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UPE, em reunião realizada no dia 29 de julho. Caberá a cada Unidade de Educação e seus respectivos Plenos de Cursos definir, para 2021.1, o formato da oferta dos componentes curriculares, de acordo com as diretrizes dos cursos, seus projetos pedagógicos e os protocolos de retomada das atividades acadêmicas.

O semestre 2021.1 terá início no dia 11 de outubro, com término no dia 15 de janeiro de 2022. O semestre 2021.2 começará em 21 de fevereiro e vai até 11 de junho. Segundo o calendário divulgado pelo Cepe, o primeiro dia de aulas do semestre 2022.1 será em 11 de julho de 2022.

A resolução possibilita também a substituição de atividades presenciais relacionadas à avaliação - como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio Supervisionado obrigatório, atividades práticas e aulas de laboratório - por atividades não presenciais, através da mediação de Tecnologias Digitais de informação e Comunicação.

Os estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina que tiverem completado 75% dos estágios supervisionados obrigatórios/internato e cursado com êxito todos os demais componentes curriculares obrigatórios, previstos no PCC de suas graduações, poderão solicitar antecipação da colação de grau.

Os docentes devem apresentar novos Planos de Atividades, com detalhamento dos conteúdos, da metodologia, da carga horária, do cronograma, dos exames de avaliação, das ferramentas digitais utilizadas e da bibliografia para a vivência do componente curricular, no formato definido nos Plenos de Cursos.