1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Em cerimônia online, UPE entrega títulos a 189 mestres e 24 doutores - Universidade de Pernambuco

Em cerimônia online, UPE entrega títulos a 189 mestres e 24 doutores

 

FOTO: Paulo Goethe/UPE

Tradição iniciada em 2018, a cerimônia coletiva de titulação e outorga do stricto sensu da Universidade de Pernambuco (UPE) teve que se adaptar aos tempos de pandemia da Covid-19. Em vez de reunidos em um auditório, os 189 novos mestres e 24 doutores da instituição participaram na manhã desta terça-feira (15) da celebração de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da UPE no YouTube. Na sala do Conselho, no prédio da Reitoria, apenas a mesa diretora em seus trajes cerimoniais e os agora ex-alunos que representaram todo o grupo no discurso de formatura, juramento e entrega de certificados.

A cerimônia de titulação foi relativa aos concluintes 2019.2 e 2020.1 de 18 cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado. Todos os formandos tiveram suas fotos e nomes exibidos online e depois os alunos presentes no Conselho foram chamados para representar o grupo nas etapas seguintes da solenidade.

Wallyson Klaus Pires Barros, representando o programa de pós-graduação do mestrado em Engenharia de Sistemas, Campus Benfica-Poli, e Lucilene Rafael Aguiar, do programa de pós-graduação de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, Campus Santo Amaro,  receberam respectivamente a titulação de mestre e doutora em nome de todos os concluintes.

Em nome dos alunos discursou Amanda Sotero, do programa de pós-graduação PROFLETRAS. Ela agradeceu a todos, familiares e funcionários e professores da UPE, apoio à conclusão desta etapa importante em suas vidas em plena pandemia. “Que nenhuma conjuntura política e descrença na ciência possa nos desencorajar”, ressaltou. Lívia de Souza Alexandre, do mestrado em Gestão do Desenvolvimento Sustentável, fez o juramento coletivo.

Cada curso também teve homenagens a professor, funcionário, melhor tese e melhor dissertação, com exibição e leitura dos nomes e trabalhos dos contemplados.

A mesa foi composta pelo reitor Pedro Falcão, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Sérgio Campello, o coordenador geral do Stricto Sensu, Byron Leite, o professor do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado em Biologia Molecular Aplicada, Bruno Carvalho (representando os demais coordenadores), a professora do programa de pós-graduação do mestrado em Hebiatria, Lygia Pereira (representando os demais professores) e a secretária Márcia Rodrigues, do programa de pós-graduação do mestrado e doutorado em Enfermagem (representando os demais funcionários).

O pró-reitor Sérgio Campello ressaltou que 2020 foi um ano de muitas perdas por conta da pandemia do coronavírus, mas também de ganhos para a UPE, que encerrou um ciclo de avaliação, mudou seus processos e ruma para a internacionalização. Ele aproveitou a solenidade, que foi adiada várias vezes na esperança de que pudesse ser presencial, para divulgar o catálogo de laboratórios da universidade, que vai ajudar na maior interação dos pesquisadores da instituição.

“A família UPE vem fazendo coisas que nos surpreendem pela ousadia de se reinventar a cada momento. A pandemia não nos parou”, disse o reitor Pedro Falcão no encerramento da cerimônia, destacando o exemplo dos concluintes. Ele aproveitou para fazer uma homenagem pública aos profissionais que integram o complexo hospitalar da UPE e afirmou que a universidade estará sempre de portas abertas para seus novos ex-alunos. “Nossos equipamentos são para uso de toda a comunidade científica do estado”.