1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Escola Politécnica e Instituto de Inovação Tecnológica da UPE celebram parceria com Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura - Universidade de Pernambuco

Escola Politécnica e Instituto de Inovação Tecnológica da UPE celebram parceria com Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura

A Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da Universidade de Pernambuco (UPE) celebraram um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) para uso compartilhado de seus laboratórios multiusuários no Recife e no município de Belo Jardim.

Professores e alunos da UPE e pesquisadores do ITEMM poderão utilizar equipamentos, estrutura e pessoal para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, inovação e extensão tecnológica.

O acordo vai possibilitar um incremento na produção científica e tecnológica das entidades, além da geração de trabalhos técnicos de alto nível nas áreas de Ciência da Computação, Física de Materiais e Engenharias (principalmente nas áreas de controle e automação, elétrica, eletrônica e mecânica).

O uso conjunto dos laboratórios tem ainda como objetivo “promover melhorias na qualidade das pesquisas científicas vinculadas ao ITEMM, ao IIT/UPE e à Poli/UPE e servir como apoio às atividades de ensino como objeto de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado”.

“Esse convênio promoverá pesquisa, desenvolvimento e inovação para o nosso estado e para todos os nossos clientes. Fazendo, portanto, o novo para perpetuar o nosso negócio”, ressalta a pesquisadora do ITEMM, Andrea Sarmento.

Fundado há quase 10 anos, o ITEMM é referência nacional como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) especializado no desenvolvimento de soluções em armazenamento de energia.

Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade. Atualmente o Instituto mantém duas unidades, nas cidades de Belo Jardim e Recife.

Para o professor da Poli/UPE Manoel Marinho, o acordo com o ITEMM representa um ganho de excelência para a instituição vinculada à Universidade de Pernambuco que, neste mês de junho, inicia as celebrações de seus 110 anos de história.

“Esse tipo de parceria permite a oportunidade de ampliar o horizonte de áreas de pesquisa científica dos docentes. Além de trazer questões com complexidade teórica, que envolvem a nossa vocação inicial como acadêmicos, os projetos colaborativos em P&D possibilitam a aplicação prática e de impacto tecnológico, exigindo equipes multidisciplinares e uma sinergia diferenciada para criação de tecnologias de alto potencial inovativo, que são protegidas por meio de patentes e programas de computador na área de acumuladores de energia, comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade”, destaca Manoel Marinho.

Para os alunos, representará uma oportunidade de poder desenvolver seus trabalhos científicos e fazer estágios na área de energia em um ICT que possui como clientes grandes companhias nacionais e multinacionais dos setores automotivo, de fabricação de baterias e de geração e distribuição de energia.

TRABALHO EM CONJUNTO

Antes mesmo da concretização da cooperação, as entidades estão envolvidas em diversas frentes, principalmente na criação de uma solução inovadora para Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), juntamente com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Esse projeto propõe o desenvolvimento de um sistema minigeração de energia solar com armazenamento em baterias para o sistema auxiliar de subestações da Chesf.

Também já existem alunos e ex-alunos da Poli/UPE sendo aproveitados no quadro técnico do ITEMM e funcionários do ITEMM desenvolvendo pesquisas nos cursos de pós-graduação da Poli/UPE, consolidando essa parceria de sucesso.

A Poli/UPE fez parte ainda do corpo de professores da Capacitação de Docentes em Armazenamento de Energia, curso viabilizado por meio da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro. A iniciativa integra o projeto Sistemas de Energia do Futuro, uma parceria entre a Cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Ministério de Minas e Energia. As aulas da capacitação foram ministradas por pesquisadores do ITEMM.