1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Estudantes da UPE recebem o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Universidade de Pernambuco

Estudantes da UPE recebem o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Publicado em: 01/03/2024.

 

 

Nesta sexta-feira, (01/03), foi divulgado o resultado final com os ganhadores do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero e dois estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) foram premiados. Na categoria Artigos Científicos - Modalidade Estudantes de Graduação, a estudante Beatriz Maurício Torres Macedo apresentou o trabalho “Mulheres Professoras na Universidade de Pernambuco: Diagnóstico sobre o lugar do feminino na educação universitária”. Já na categoria Artigos Científicos - Modalidade Estudantes de Pós-Graduação, o discente Júlio César Bernardino da Silva apresentou o “Assistência à saúde no período gravídico-puerperal sob o olhar de mulheres negras”.

“Eu sempre pensei em ingressar na Universidade Pública pela oportunidade de me aprofundar na pesquisa científica, então é muito especial ganhar um prêmio tão relevante. Eu fico muito agradecida à Universidade, e principalmente ao meu orientador Fernando Cardoso.”, evidenciou a discente Beatriz Maurício, vencedora da categoria de Graduação.

O Prêmio é uma parceria entre as secretarias estaduais da Mulher; Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Planejamento, além da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (FACEPE).

“O prêmio para a Universidade e para o Campus Arcoverde é um desenho dessa importância que o prêmio ganhou, inclusive na interiorização. Nós somos um grupo de pesquisa interiorizado, numa unidade interiorizada com uma aluna que desenvolveu essa pesquisa com uma bolsa de iniciação científica no interior. Então, eu acredito que tudo isso reúne a importância desse prêmio existir, de ele poder influir no fazer, na pesquisa e no cotidiano das universidades, principalmente das unidades de educação superior, como no caso da nossa UPE, que está aqui no sertão do Estado” ressaltou, Fernando Cardoso, orientador da discente Beatriz Maurício.

O Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero Ano XIII, tem o objetivo de estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em suas diversidades, por meio de produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as diversas classes sociais, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco.

“A sensação é de felicidade, em poder contribuir com um trabalho que foi construído coletivamente e que trás a discussão de gênero como assunto potencializador para a transformação social. Cursar o mestrado na UPE e construir esse trabalho a partir de uma perspectiva interdisciplinar foi crucial para participar desse edital.”, destacou Júlio César, vencedor do prêmio na categoria de Pós-Graduação.

“A concessão do prêmio é uma sensação ímpar. Foi o primeiro trabalho a ser defendido no Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS). Júlio César Bernardino foi o meu primeiro orientando e o primeiro estudante a defender o mestrado. Iniciamos os trabalhos com afinidades temáticas, alinhando as minhas pesquisas ao trabalho do estudante, que é enfermeiro e analisa a violência obstétrica em uma maternidade em Pernambuco. Os dados são alarmantes, então, receber esse prêmio é uma denúncia da violência obstétrica em nosso Estado. É uma pesquisa fundamental para compreender a interseccionalidade entre gênero e raça. Parabenizo o estudante pela sua importante pesquisa, fundamental para a UPE, que vem se destacando em várias frentes”, destacou a Profa. Tárcia Regina, orientadora do trabalho premiado.

A UPE parabeniza os discentes e docentes pelo resultado.

 

Lista dos premiados