1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Instituto de Inovação Tecnológica da UPE faz parceria com a Sudene para desenvolver a indústria 4.0 no Nordeste - Universidade de Pernambuco

Instituto de Inovação Tecnológica da UPE faz parceria com a Sudene para desenvolver a indústria 4.0 no Nordeste

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste vai investir R$ 1,26 milhão em um programa de revitalização da indústria nordestina rumo à chamada indústria 4.0. A ação será realizada em parceria com o Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco (UPE).

Caberá ao ITT/UPE realizar o mapeamento das competências do setor, a formação de pessoal (residência tecnológica) e elaboração de projetos em tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

O projeto prevê a realização de um diagnóstico do grau de maturidade de 40 empresas da região em relação ao tema, além da capacitação de 80 gestores de indústrias dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe para o desenvolvimento de práticas de melhoramento contínuo.

O programa também vai apoiar a formação de 40 alunos de pós-graduação a partir da participação em projetos de desenvolvimento da indústria 4.0, além de apresentar 40 projetos em desenvolvimento em tecnologias habilitadoras para as empresas participantes.

As primeiras atividades devem ser iniciadas em março deste ano, com prazo de conclusão previsto para junho de 2022.

Situado dentro do Complexo do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos (Parqtel), no Recife, o Instituto de Inovação Tecnológica conta com nove laboratórios de inovação destinados à finalização de produtos e processos tecnológicos desenvolvidos nos projetos fomentados por empresas, salas de reunião, espaço de convivência, auditório e copa. O investimento na estrutura de 1,6 mil metros quadrados foi de R$ 6,5 milhões.

O IIT/UPE abriga ainda oito laboratórios de pesquisa e desenvolvimento alinhados aos programas de pós-graduação da UPE e às diversas demandas da indústria local e nacional: Manufatura Avançada, Energias Renováveis, Biotecnologia, Sistemas Construtivos, Optoeletrônica, Sistemas Ciber-físicos, Data Science e Telemática e Visão Computacional.

Com informações da Sudene