1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Mais saúde e menos preconceito: HUOC participa da luta diária contra a Aids - Universidade de Pernambuco

Mais saúde e menos preconceito: HUOC participa da luta diária contra a Aids

A detecção precoce do HIV - vírus que ataca o sistema imunológico e que é transmitido, principalmente, em relações sexuais não protegidas - permite que o paciente tenha acesso ao tratamento adequado em tempo oportuno. Isto representa mais qualidade de vida e evita o desenvolvimento da Aids e suas enfermidades oportunistas. Pernambuco vem registrando uma queda nos casos, reflexo da maior oferta de testes rápidos e imediato tratamento. 

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), é uma das três unidades de saúde do estado que oferecem um dos novos métodos preventivos disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se da profilaxia pré-exposição do HIV (PrEP), uma combinação de dois medicamentos (Tenofovir + Entricitabina), em um único comprimido, que bloqueia alguns “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo. 

Para que a medicação possa impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo é preciso fazer uso diariamente. O paciente precisa estar cadastrado e comparecer a consultas periódicas para acompanhamento. O Hospital das Clínicas (HC) e CTA/SAE de Caruaru também disponibilizam o PrEP. 

Quando há uma falha no método contraceptivo ou caso de violência sexual, também existe a profilaxia pós-exposição (PEP). Essa é uma forma de prevenção ao vírus do HIV utilizando medicamentos que fazem parte do tratamento da infecção pelo HIV e Aids (Tenofovir + Lamivudina + Dolutegravir). Esses medicamentos precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica. 

Nesta terça-feira (01/12), Dia Mundial de Luta contra a Aids, é importante destacar a necessidade da prevenção, com o uso do preservativo peniano ou vaginal em todas as relações sexuais. Também permanece o desafio de acabar com os estigmas e preconceitos relacionados ao HIV/Aids. 

Com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES)