1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Mestrado em Perícias Forenses da UPE é referência no país - Universidade de Pernambuco

Mestrado em Perícias Forenses da UPE é referência no país

Pernambuco conta com o primeiro Programa de Mestrado em Perícias Forenses na modalidade stricto sensu. Criado em 2009 pela Universidade Federal de Pernambuco (UPE), a formação interdisciplinar contará com uma novidade para admissão de novos estudantes em 2021. A partir de dezembro deste ano, serão ofertadas duas oportunidades de entrada neste Programa de Mestrado: em dezembro de 2020 e junho de 2021. Ao todo, serão 40 vagas para o estudo gratuito, que dura dois anos.

A perícia forense é uma área de conhecimento essencialmente interdisciplinar, qualquer que seja a perspectiva de definição do seu objeto de estudo. Ela está vinculada as ciências e da comunidade de aplicação da lei que utiliza a ciência para responder a questões relativas a situações legais. Pode ser vista como o uso dos métodos e processos científicos na resolução de problemas da sociedade e da justiça.  

“A formação de recursos humanos e a produção de conhecimento em Pericias Forense são complexas devido à interface de diversos campos disciplinares interagindo entre si, com elevado grau de reciprocidade e com relações de poder interno (técnico) em busca da cientificidade para atender as lacunas dos processos da sociedade civil, do poder executivo, legislativo e judiciário.

A formação parte de três linhas de pesquisa (Identificação humana; Violência; Perícias, Riscos/Saúde do Trabalhador e Auditoria em Gestão) que permitem desenvolver pesquisas e formas de recursos humanos atreladas às políticas públicas do Estado de Pernambuco”, destaca a coordenadora do Programa de Mestrado em Perícias Forenses, Adriana Conrado de Almeida.

O mestrado acadêmico na área interdisciplinar em Perícias Forenses é constituído por 66 créditos (990 horas/aulas) obrigatórios, distribuídos em disciplinas de fundamentação em Perícias Forenses, disciplinas de formação didático-pedagógica, disciplinas de fundamentação teórica e metodológica (bases epistemológicas da investigação), disciplinas obrigatórias para elaboração do projeto de qualificação e defesa da dissertação do mestrado.  

“Ao longo dos seus 11 anos de existência, foram 92 discentes titulados, 54 projetos em andamentos. O Programa diplomou mestres de diversas áreas do conhecimento como Ciências da Saúde (Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Educação Física); Ciências Biológicas (Biólogos); Ciências Humanas (Educação e Psicologia); Ciências Sociais Aplicadas (Direito) oriundos da região Norte-Nordeste do Brasil (Amazonas, Piauí, Maranhão, Paraíba)”, conta a coordenadora.  

O corpo docente do mestrado é formado por 15 profissionais com formação diversificada e atuação como peritos dos Institutos de Medicina Legal de Pernambuco e Paraíba, auditores e peritos oficiais. “A participação do discente do mestrado em diversos cursos de graduação distintos e em projetos de iniciação cientifica permite a troca de saberes e a construção de conhecimento de forma interdisciplinar nas diversas áreas do conhecimento, bem como em perícias forenses uma vez que perícia é uma atividade inerente a várias categorias profissionais. Também estimula os alunos ao terminarem a graduação almejar cursos de stricto sensu. Este fato é percebido pelo quantitativo de mestrandos oriundos na graduação da UPE”, pontua.