1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Mestres populares receberão título de "Notório Saber" da UPE - Universidade de Pernambuco

Mestres populares receberão título de "Notório Saber" da UPE

Foto: Renata Pires/Secult

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai emitir títulos de “Notório Saber em Cultura Popular”, reconhecendo os conhecimentos vindos de tradições indígenas, afro-brasileiras, quilombolas e outras manifestações, inclusive artísticas.

Uma comissão de especialistas será designada pela Câmara de Extensão e Cultura da instituição para avaliar as candidaturas. Em virtude da pandemia, os interessados podem se inscrever preenchendo um formulário específico, descrevendo a sua atuação e informando se já possuem, por exemplo, reconhecimento ao título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, concedido pela Fundarpe.  

Com o título de Notório Saber, além do reconhecimento dos seus saberes e fazeres, os mestres poderão ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades, sendo tratados da mesma forma que professores que contam com essa distinção.

A resolução 020/2020 foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUN), em reunião realizada em 27 de novembro e referendada nesta terça-feira (01/12). Outras universidades brasileiras também já tomaram esta iniciativa, valorizando a experiência cultural além do universo acadêmico.