1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Pela primeira vez em 30 anos de história, UPE é dirigida por reitora e vice-reitora - Universidade de Pernambuco

Pela primeira vez em 30 anos de história, UPE é dirigida por reitora e vice-reitora

Pela primeira vez em seus 30 anos de história, a Universidade de Pernambuco será dirigida por mulheres. Em reunião extraordinária realizada na segunda-feira (19), o Conselho Universitário (CONSUN) oficializou o nome da professora Vera Gregório como vice-reitora pro tempore da instituição de acordo com a Resolução nº 009/2022. Ex-pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas, ela vai ajudar a reitora, professora Socorro Cavalcanti, a concluir a gestão que termina neste ano.

O nome da nova vice-reitora foi aprovado pelos membros do Conselho. "Quero agradecer os votos de confiança. Tem muita coisa para a gente fazer, concluir. Eu assumo junto com todos vocês mais uma responsabilidade. Obrigada a todos pelo apoio", disse a professora Vera Gregório.

O conselho é formado por pró-reitores e diretores das unidades de ensino e de saúde da UPE, além de representantes de entidades sindicais e estudantis.

A reitora Socorro Cavalcanti assumiu o cargo no dia 1 de abril, com o pedido de afastamento do reitor Pedro Falcão. Os dois foram eleitos para dois mandatos, o primeiro em 2015-2018 e o segundo 2019-2022.

“É com grande satisfação que recebo a nossa vice. Vamos dar continuidade ao que começamos com o professor Pedro Falcão e juntas finalizarmos essa gestão que sempre foi pautada pela ética e transparência”, destacou Socorro Cavalcanti.

Considerando o período de 1966 a 1991, quando tinha a denominação de Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP), a UPE já teve 11 reitores na sua história, entre nomeados pelo governo e eleitos pela comunidade acadêmica.

Esta gestão feminina inaugura uma nova fase histórica da instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do estado. Sua estrutura multicampi é formada por 15 unidades de ensino e três grandes hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina. 

Integram ainda o complexo universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escolas de Aplicação do Recife, de Nazaré da Mata, de Garanhuns e de Petrolina).

PERFIS

Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Pesquisadora do CNPq. É professora associada com regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, avaliadora do Ministério da Educação e Cultura e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Foi docente dos Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, bem como do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Vera Rejane do Nascimento Gregório possui graduação em enfermagem pela Universidade de Pernambuco. É enfermeira aposentada do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE). Desde 2015 ocupava o cargo de Pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas na instituição. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas e Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz e especialista em Epidemiologia e Pedagogia em Educação Profissional (Fiocruz). Foi Diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças- (FENSG-UPE) por dois mandatos consecutivos (2004-2008; 2008-2012), Coordenadora de Extensão e Cultura da FENSG (2013-2014). Tem experiência na área de Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Metodologia Científica e Gestão de Pessoas.