1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Pesquisa da Poli/UPE sobre o uso da casca de sururu na construção civil será destaque no programa Univerciência - Universidade de Pernambuco

Pesquisa da Poli/UPE sobre o uso da casca de sururu na construção civil será destaque no programa Univerciência

A mistura da trituração da casca do sururu com outros insumos resulta em um material muito semelhante a areia e que pode ser utilizado na construção civil. Este novo produto foi obtido graças ao trabalho de pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) na Ilha de Deus, comunidade pesqueira recifense que enfrenta problemas com o acúmulo deste descarte do molusco.

As professoras da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) Emília Kohlman Rabbani e Ariane Cardoso e os engenheiros civis e pesquisadores Marcionillo Pedrosa e Caio Victor Vasconcelos vão apresentar este experimento na primeira participação da Universidade de Pernambuco no Univerciência.

O programa, que é transmitido sempre aos sábados, às 14h30, pela TVE Bahia (com exibição simultânea no canal UPE nas Redes no YouTube), destaca a produção científica das universidades nordestinas. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

Por ano, 400 novas toneladas de cascas de sururu se acumulam no entorno da Ilha de Deus e na área de mangue. A matéria orgânica decomposta presente nas conchas leva a um processo chamado eutrofização, que é quando o rio recebe uma carga maior de resíduo orgânico do que ele suporta, reduzindo a taxa de oxigênio essencial para a manutenção da biodiversidade.

O desafio de dar uma nova destinação para a casca de sururu foi proposto em 2017 pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE).

O grupo de ensino, extensão e pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS), formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação, especialização e mestrado da Poli e de universidades nacionais e internacionais parceiras, procurou alternativas sustentáveis para o descarte típico da Ilha de Deus.

Através de experimentos realizados no Laboratório de Materiais de Construção Civil da Poli/UPE, chegou-se a um agregado para materiais cimentícios que pode ser usado na produção de blocos de piso.

Depois de passar por triagem, lavagem, secamento em estufa, trituração e peneiramento, a “areia de sururu” pode substituir em até 12% o volume de areia necessária para fabricação dos blocos, feitos em empresas de pré-moldados parceiras. No Univerciência, os pesquisadores detalham como acontece este processo e as perspectivas para o uso do produto.