1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Procape será primeiro hospital público de Pernambuco a realizar transplante de coração - Universidade de Pernambuco

Procape será primeiro hospital público de Pernambuco a realizar transplante de coração

O Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape) será o primeiro hospital público do estado a realizar transplante de coração.

No dia 3 de novembro, o primeiro paciente será cadastrado junto à Central de Transplantes de Pernambuco e a primeira cirurgia será realizada quando um órgão ficar disponível para doação.

O processo de credenciamento da unidade junto à Central de Transplantes teve início em dezembro de 2017.

Fundado no dia 29 de junho de 2006 graças ao empenho do cardiologista Enio Lustosa Cantarelli, o Procape foi incorporado em 2012 ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).

De acordo com o diretor do Procape, Ricardo Lima, o ingresso do maior hospital de cardiologia das regiões Norte e Nordeste na realização de transplantes é um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado no serviço público.

Em Pernambuco, o procedimento já é realizado por três unidades de saúde privadas (hospitais Português, Jayme da Fonte e Memorial São José) e uma sem fins lucrativos (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Imip).

“O Procape vem, nos últimos anos, preparando-se com uma equipe multidisciplinar para realizar transplantes de coração. Estamos prontos”, afirmou Ricardo Lima. Segundo ele, o procedimento poderia ter iniciado em 2020, mas foi atrasado por causa da pandemia de Covid-19.

A equipe responsável por um transplante de coração tem em torno de quatro horas para preparar o paciente e receber o órgão doado. A cirurgia dura, em média, o mesmo período de tempo. O diretor destacou ainda que a equipe de transplantes do Procape é multidisciplinar e envolve todos setores do hospital.

O primeiro transplante de coração em Pernambuco foi realizado há 30 anos. Em 2021, segundo o balanço de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram feitas 20 cirurgias deste tipo no período de janeiro até julho. Em 2020, o número total foi de nove.

Levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) aponta que Pernambuco é o atualmente o terceiro do país em transplantes de coração e o primeiro do Norte e Nordeste com o maior número de procedimentos no primeiro semestre deste ano.

Operando desde 1994 para regular a lista de receptores de órgãos, a Central de Transplantes de Pernambuco atualmente tem 14 pessoas na lista de espera para receber um novo coração.