1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Procape é único hospital cardiológico do Norte/Nordeste a integrar novo programa do Ministério da Saúde - Universidade de Pernambuco

Procape é único hospital cardiológico do Norte/Nordeste a integrar novo programa do Ministério da Saúde

O Pronto-socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares é a única unidade especializada do Nordeste a integrar o programa “Linhas de Cuidados do Paciente IAM” do Ministério da Saúde, voltado exclusivamente para o tratamento do infarto agudo do miocárdio.

Fundado no dia 29 de junho de 2006 graças ao empenho do cardiologista Enio Lustosa Cantarelli, o Procape foi incorporado em 2012 ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).

O lançamento será às 10h de terça-feira (7), com uma transmissão virtual reunindo participantes das cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. O ministro da Saúde Marcelo Queiroga vai fazer a interação com os representantes dos hospitais escolhidos.

Além do Procape, integrarão o programa “Linhas de Cuidados do paciente IAM" o Instituto do Coração (Incor-SP), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC-RJ), o Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF/DF) e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

O diretor-geral do Procape, Ricardo Lima, participará da cerimônia virtual, que vai apresentar informações sobre atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para as doenças cardíacas, com dados de investimento, quantitativo e procedimentos oferecidos.

"O lançamento desse programa é muito importante porque tem um olhar para uma patologia responsável pelo maior número de mortes no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de mortes no mundo devido a causas cardíacas pode chegar a mais de 17 milhões. No Brasil, por ano, mais de 360 mil mortes ocorrem devido a doenças cardiovasculares. Dentre essas mortes, em torno de 75 mil pessoas morrem de infarto agudo do miocárdio (IAM)", afirma Ricardo Lima.

O Procape é um dos dois hospitais públicos universitários do SUS (100%) no Brasil, ao lado do Incor-SP. Recebe pacientes do Norte-Nordeste e é o maior hospital de cardiologia destas duas regiões e o segundo do Brasil. Sua emergência chega a atender até a 120 pacientes/dia.

Muitos dos doentes atendidos no Procape são de infarto agudo do miocárdio, que necessitam de cateterismos. Por mês são realizados cerca de 500 desses procedimentos. Eles são tratados dentro dos protocolos atuais estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sociedades Médicas Brasileiras e Internacionais. Com as angioplastias feitas, muitas vidas são salvas.

Desde novembro do ano passado o Procape é o primeiro hospital público do estado credenciado a realizar transplante de coração em Pernambuco.