1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professor da UPE campus Petrolina representa Sociedade e Associação Anatômica de Portugal No Brasil - Universidade de Pernambuco

Professor da UPE campus Petrolina representa Sociedade e Associação Anatômica de Portugal No Brasil

O professor de anatomia humana e neuroanatomia da Universidade de Pernambuco (UPE) do campus Petrolina, e estudante do Programa de Doutoramento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL),Edivaldo Xavier da Silva Júnior que desde 2012 é membro Sócio da Sociedade Brasileira de Anatomia, agora representará o Brasil, anualmente, em Portugal. Ele foi convidado a ser sócio correspondente da Sociedade Anatômica Portuguesa (SAP) e da Associação Anatômica Portuguesa (AAP) em reunião realizada no dia 26 de maio do corrente ano na Escola de Medicina da Universidade do Minho em Braga, Portugal.

Assim, o docente será responsável em divulgar, amplamente, no Brasil pesquisas desenvolvidas no país europeu, bem como na Europa, e vice-versa. Além disso, participará de reuniões científicas dos órgãos em Portugal e desenvolverá pesquisas interinstitucionais e internacionais.

“Foi uma honra ser convidado pelos integrantes da SAP e da AAP a ter essa participação ativa entre os dois países, permitindo que a Universidade de Pernambuco possa ganhar novos horizontes na área da morfologia científica. Reafirmo o meu compromisso em contribuir com o diálogo entre as sociedades brasileira e portuguesa, bem como com as instituições universitárias que já possuem acordo de cooperação internacional com a UPE. Além disso, levar inovações pedagógicas para o ensino da anatomia, a fim de enriquecer o currículo desta disciplina nos cursos de saúde”, afirma o professor Me Edivaldo Xavier da Silva Júnior.

Na 52ª Reunião Científica da Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP) e a 5ª Reunião Científica da Associação Anatómica Portuguesa (AAP) realizada na Escola de Medicina da Universidade do Minho em Braga, Campus Gualtar, Portugal, o prof. Edivaldo Xavier teve seu primeiro resumo publicado e apresentado já como sócio correspondente, intitulado “Importância clínica e cirúrgica das bases anatómicas fundamentais para o estudo do joelho humano”, em parceira com docentes da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.

O professor desenvolve amplo trabalho científico no ensino-aprendizagem da anatomia humana, bem como anatomia descritiva e fixação cadavérica, o que permite que a distância entre os dois lados do atlântico seja encurtada, e pesquisas relevantes para a comunidade anatômica mundial sejam produzidas e divulgadas.

Atualmente, está trabalhando com técnicas de embalsamamento cadavérico, com o objetivo de levar para o Brasil a alternativa de fixar corpos humanos sem o uso do formol, permitindo a preservação de cor, textura, movimento e ausência de odor, trazendo mais realidade anatômica para as aulas de anatomia, bem como treino cirúrgico.

Em 2016 o prof. Me Edivaldo Xavier foi responsável em firmar uma parceria internacional com a Universidade Nova de Lisboa (UNL), permitindo que discentes, docentes e pesquisadores possam atravessar o atlântico para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, nas mais diversas áreas.