1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professora da UPE publica artigo em parceria com o MIT em revista internacional - Universidade de Pernambuco

Professora da UPE publica artigo em parceria com o MIT em revista internacional

A professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Gilvânia Vilela, publicou, com destaque, artigo científico na revista internacional “Journal of Applied Physics”, do Instituto Americano de Física, no último dia 17 de março.

O artigo, intitulado “Strain-Tuned Magnetic Anisotropy in Sputtered Thulium Iron Garnet Ultrathin Films and TIG/Au/TIG Valve Structures”, foi fruto dos resultados obtidos durante um estágio pós-doutoral  da docente no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, EUA. 

A pesquisa mostra como controlar a anisotropia magnética em filmes finos de um material isolante magnético, o TIG (Tm3Fe5O12), que é uma granada de ferro e túlio. Também mostra como é possível utilizar estes filmes para a fabricação de válvulas de correntes puras de spin, ou magnons. Anisotropias magnéticas ditam para qual direção a magnetização de um material deve apontar, e manipulá-las é de grande interesse para o processo de fabricação de dispositivos spintrônicos. 

O trabalho, supervisionado pelo cientista sênior do MIT e líder de um grupo de pesquisa do Francis Bitter Magnet Laboratoty, Dr. Jagadeesh Moodera, também foi selecionado para publicação na revista “Scilight”, que resume as pesquisas mais interessantes da AIP na área de Física.  

O trabalho marca a importante parceria em pesquisas entre a UPE e MIT, instituto de ciência mais importante do mundo, e recebeu apoio financeiro da FACEPE, CAPES, CNPq e dos órgãos americanos Army Research Office (ARO), National Science Foundation (NSF) e o Office of Naval Research (ONR).

Confira aqui o artigo.