1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professores de Pedagogia da UPE participam da criação de fórum estadual em defesa do curso - Universidade de Pernambuco

Professores de Pedagogia da UPE participam da criação de fórum estadual em defesa do curso

 

O Fórum Pernambucano em Defesa do Curso de Pedagogia (Fopep) vai realizar no dia 21 de setembro o seu primeiro encontro virtual para discutir os avanços das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015, as questões advindas das resoluções CNE/CP nº 2 (de 20 de dezembro de 2019) e CNE/CP nº 1 (de 27 de outubro de 2020) e os desafios do curso de Pedagogia no momento atual.

A live reunirá representantes dos cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Pernambuco. Criado no dia 9 de junho de 2021, o Fopep surgiu a partir da união de um grupo de docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Universidade de Pernambuco (UPE) em prol da defesa do Curso de Pedagogia.

Com seu regimento aprovado no dia 4 de agosto, a entidade surge como uma forma de resistência aos frequentes ataques à Educação e à Formação de Professores, destacadamente a partir da resoluções do Conselho Nacional de Educação já citadas.

O Fórum Pernambucano em Defesa do Curso de Pedagogia é uma instância interinstitucional, suprapartidária, aberta ao debate público e democrático. Tem como finalidade, segundo seus fundadores, “garantir a discussão, a articulação e a mobilização das Instituições de Ensino Superior Públicas de Pernambuco em defesa do curso de Pedagogia, estando atento às ações que impliquem na descontinuidade das conquistas democraticamente obtidas local e nacionalmente”.

O comitê gestor da nova entidade é formado pelas professoras Maria Aparecida Tenório Salvador (UFRPE - coordenadora), Mirtes Ribeiro de Lira (UPEMata Norte - vice-coordenadora), Carmi Ferraz (UFRPE - 1ª secretária) e Dilian Cordeiro (UFPE - 2ª secretária).