1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação da Poli/UPE é destaque nacional em produção científica - Universidade de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação da Poli/UPE é destaque nacional em produção científica

Responsável pela criação do primeiro doutorado nos 110 anos de existência da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e com o feito de ter o primeiro mestrado da história da Poli/UPE com nota 4 da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes), o Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação (PPGEC) vem se consolidando entre os melhores do Brasil na sua área em relação à produção científica de seus atuais 21 docentes e 133 alunos.
 
Dentre os 75 programas de computação oferecidos por universidades brasileiras, segundo dados da Capes de 2020, o PPGEC da Poli/UPE está entre os dez com maior produção em publicações Qualis. A fonte é a Plataforma Sucupira da própria Capes.
 
O Qualis é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Capes, que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo stricto sensu (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.
 
Segundo o ranking mais recente, os participantes do mestrado e do doutorado oferecidos pela Poli/UPE têm a 2ª maior produção em publicações Qualis A1-B4, a 3ª maior produção em publicações Qualis A1-A4, a 4ª maior produção em periódicos Qualis A1-B4, a 6ª maior produção em periódicos Qualis A1-A4, a 5ª maior produção em publicações Qualis A1-B4 com discente entre os autores, a 8ª maior produção em publicações Qualis A1-A4 com discente entre os autores e o 5º maior percentual de discentes autores.
 
Os indicadores refletem a participação conjunta de professores e alunos em projetos de pesquisas.
 
Todos os discentes PPGEC estão envolvidos em algum projeto de pesquisa coordenado por um docente, tenha este projeto recursos captados ou não.
 
Todos os discentes egressos do PPGEC realizam a defesa de sua dissertação já com uma publicação associada ou obtêm a publicação com menos de um ano após a defesa.
 
Ações de internacionalização e parcerias internacionais resultaram na vinda de alunos de universidades da Alemanha, África do Sul, Estados Unidos e Portugal para desenvolvimento de pesquisas em conjunto com os docentes da Poli/UPE.
 
Os professores também estão cada vez mais sendo requisitados para serem editores de livros internacionais, editores de revistas internacionais, palestrantes convidados e organizadores de eventos científicos internacionais.
 
Pioneiro programa de pós-graduação fora do eixo do Sudeste do Brasil em Engenharia da Computação, o PPGEC da Poli/UPE tem forte articulação com os cursos de graduação em Engenharia de Computação da própria Poli e de Sistemas de Informação, do Campus Caruaru.
 
O PPGEC iniciou suas atividades em agosto de 2006 e titulou seus primeiros mestres em maio de 2007. Durante todo o seu período de funcionamento, atingiu a marca, em 2020, de 227 defesas de mestrado concluídas com sucesso. O mestrado conta atualmente com 77 inscritos.
 
A primeira turma de doutorado foi iniciada em 2019, com 19 discentes inscritos. Com novas turmas, o número atual é de 56. Com a manutenção da evolução e amadurecimento do PPGEC, através da avaliação contínua dos docentes, a meta é evoluir para a nota 5 na avaliação da Capes, o equivalente a “muito bom”, um atestado de excelência dos cursos.
 
"Os resultados alcançados pelo PPGEC são frutos de um trabalho árduo iniciado há vários anos com uma reestruturação do programa realizada com forte engajamento dos docentes e discentes. O PPGEC tem se destacado não só pelas medidas objetivas apontadas, mas também por sua integração com a indústria, a partir de diversas iniciativas de inovação, e permitindo também a transferência dos saberes produzidos para a sociedade", afirmou o coordenador do programa, Bruno José Fernandes.
 
De acordo com o professor, o PPGEC vem atuando para interiorizar a pesquisa, sendo o primeiro programa da área de computação a ofertar vagas de mestrado e doutorado no Agreste pernambucano, tendo alcançado ótimos resultados a partir desta iniciativa.
 
"Ano após ano, o programa se fortalece e apresenta resultados cada vez mais expressivos, contribuindo com sua missão de ser o parceiro de inovação número um para tornar realidade a Revolução da Inteligência em Pernambuco", ressaltou Fernandes.