1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Projeto da FOP/UPE integra diagnóstico precoce por imagem com inteligência artificial - Universidade de Pernambuco

Projeto da FOP/UPE integra diagnóstico precoce por imagem com inteligência artificial

Coordenado pela professora da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP) Maria Regina Almeida de Menezes, o Programa de Desenvolvimento de Talentos e Inovação em Saúde (PDT-ISB) foi o único projeto na área de saúde entre os onze da Universidade de Pernambuco (UPE) aprovados no edital do Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). 

Com a garantia do recebimento de valor de R$ 23,8 mil em bolsas de estudo, o PDT-ISB (@saudebucal.projeto) visa estimular o incremento de parcerias onde estudantes com interesse em formação nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação) serão capacitados e realizarão atividades de extensão em empresas privadas.

A Viziomed Suporte em Tecnologia e Soluções Inteligentes Ltda (@viziomed.ai) é a parceira da iniciativa privada que integra a proposta aprovada no edital da Facepe. Ela será responsável por fornecer todas as imagens e tecnologias para o desenvolvimento das atividades propostas nesse projeto.

Sediada no Recife, trata-se da maior plataforma de soluções de Inteligência Artificial (IA) aplicada às imagens médicas do Brasil, estando conectada a mais de 80 hospitais e clínicas radiológicas e analisando anualmente mais de 500 mil exames.

De acordo com a professora Maria Regina, o programa é “inédito, inovador e de impacto social”. Um dos objetivos iniciais é criar um Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) para integrar a área da saúde (imagem radiológica) com a área de tecnologia (inteligência artificial (IA) a partir da capacitação de professores, alunos de graduação e pós-graduação.

Cinquenta estudantes (odontologia, medicina e de tecnologias) do PDT-ISB, alunos de pós-graduação e graduação integrarão o projeto. Deste grupo, 10 serão escolhidos para participar por três meses da segunda etapa dos trabalhos como bolsistas, conforme edital de inscrição. 

Outras parceiras do PDT-ISB são a Cesar School, o Sebrae e o Porto Digital, que vão contribuir com infraestrutura e ações de empreendedorismo. Entre os professores encontram-se especialistas da FOP, além de colaboradores externos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Viziomed.

“Espera-se melhorar a qualificação dos jovens quanto ao uso de novas tecnologias e mudança de paradigmas. Produzir artigos e publicação em revistas de impacto, desenvolver protocolos e programas com soluções na área de IA em radiologia e, com isto, gerar patentes e um modelo de laboratório e programa replicável para outras IES”, resume a coordenadora.