1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitor da UPE recebeu comitiva da Cufe - Universidade de Pernambuco
×

Observação

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Reitor da UPE recebeu comitiva da Cufe

O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, recebeu, ontem (22/11) pela manhã, comitiva chinesa da Universidade Central de Finanças e Economia (Cufe) que veio ao Recife para a comemoração dos cinco anos da inauguração do seu Instituto Confúcio para ensino do mandarim (chinês) e disseminar a cultura asiática para os pernambucanos.

A equipe, composta pelo vice-reitor da Cufe e chefe da delegação, Shi Jianping, Fu Dahai, Jian Zhang, Xiaofen Tan e Yuan Shaofeng, todos da CUFE, foi recebida também pelo diretor do instituto pela UPE, Lin She Pin, pelo novo diretor do Confúcio, Wang Hongliang, e o professor e tradutor do instituto, Zhan Chenghan, pelo Assessor de Relações Internacionais da UPE, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, pelo Pró-reitor Administrativo, Prof. Rivaldo Albuquerque, pelo Pró-reitor de Graduação, Prof. Luiz Alberto Rodrigues, e coordenadores da instituição.

A iniciativa da implantação do instituto na UPE foi autorizada por acordo de cooperação assinado entre o Instituto Confúcio da China (Hanban) e a Universidade e tem o objetivo de apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesa, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos. É primeiro instituto da Região Nordeste e o sétimo do Brasil.

ESCRITÓRIO – O Instituto, entidade sem fins lucrativos com sede central localizada em Pequim, é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.

Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.

Presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, a unidade na Unesp é a de número 266, que chegou a São Paulo, em novembro último, como resultado de uma parceria entre a Unesp e a Universidade de Hubei, com a chancela do governo chinês.

Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. – 479 A.C, desenhou uma doutrina – o confucionismo – que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental.

Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.

 

{gallery}visita-comitiva-chinesa-ao-reitor{/gallery}