1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Saúde mental materna é tema de novo podcast de projeto de extensão da UPE - Universidade de Pernambuco

Saúde mental materna é tema de novo podcast de projeto de extensão da UPE

Já está no ar o terceiro podcast da série “IST: Informando sem tabu - Saúde da Mulher”, um projeto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade de Pernambuco (UPE). O entrevistado da vez foi o psiquiatra André Aquino, que falou sobre "Saúde mental materna". A conversa com o estudante Luiz Ricardo Avelino tem duração de 27m14s.

André Aquino aborda questões como a pressão imposta sobre a mulher no período de gestação, parto e pós-parto. Ele destaca ainda a diferença entre o baby blues (disforia puerperal) e a depressão pós-parto. Segundo o psiquiatra, no primeiro caso o incômodo dura em torno de duas semanas. A partir deste prazo, os cuidados devem ser redobrados. “É preciso observar os aspectos mentais e emocionais que podem desencadear algum tipo de transtorno mental”, alerta.

Os podcasts da série “Saúde da Mulher” tiveram a sua veiculação iniciada em setembro, mês da campanha brasileira de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo). No primeiro episódio, o médico Matheus Glasner abordou o tema “Atenção obstétrica durante a pandemia” (duração: 20m20s). A médica Rozely Henrique da Silva Fontoura foi a convidada do segundo episódio, que tratou do tema “Violência obstétrica” (duração: 26m38s).  Os podcasts podem ser acessados neste link: http://www.upe.br/serie-podcasts-saude-da-mulher.html.

O projeto “IST: Informando sem tabu” surgiu em 2019 para promover a troca de informações com estudantes do ensino médio das escolas da rede pública do Recife sobre prevenção de doenças ligadas à sexualidade. Em 2020, a ideia foi de ampliar os assuntos e o alcance, utilizando as redes sociais e o canal do YouTube da UPE.

O grupo responsável pelo conteúdo é formado pelos extensionistas Cláudio Cordeiro, Daline Dias, Gustavo Ferreira, Luiz Ricardo Avelino, Maria Gabriela Paz, Polinny Fragoso e Walliana Andrade, alunos de Ciências Biológicas, e Maria Laura Calado, Nathália Carvalho e Victoria Lays Coutinho, alunas de Medicina. As professoras do ICB/UPE, Eliane Coimbra e Marcela Wanderley, são as orientadoras.