1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Suspeitas de coronavírus em Pernambuco - Universidade de Pernambuco

Suspeitas de coronavírus em Pernambuco

Na noite de ontem (26/02) a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou uma coletiva de imprensa sobre os três casos suspeitos do Coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. Dois deles estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE).

Estiveram presentes os secretários de saúde do estado e da cidade do Recife, André Longo e Jailson Correia, respectivamente, o chefe de Infectologia do Huoc, Demetrius Montenegro e o reitor da universidade, prof. Pedro Falcão.

Veja na íntegra a nota oficial Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE):

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, desde a última terça-feira (25.02), foi notificada, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), de três pacientes suspeitos para Covid-19, todos provenientes da Itália, país com casos confirmados, e com a sintomatologia preconizada para os casos suspeitos. A SES-PE ressalta que tem seguido todo o protocolo previamente estabelecido para atendimento dos pacientes e para execução das ações de vigilância epidemiológica. Os casos suspeitos são:

- Mulher, de 51 anos, que desembarcou no Recife na tarde da última terça (25.02) em voo doméstico proveniente da Itália (país europeu com casos confirmados do vírus) com conexão em São Paulo. A paciente foi atendida ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para primeiro atendimento. Em seguida, foi levada em ambulância do Samu Recife para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. Desde então, ela está no isolamento. Nesta quarta-feira (26.02), ela está com quadro de saúde estável e evoluindo bem. A mulher não apresenta mais febre nem tosse, e teve melhora considerável da dor de garganta. Ela continua sendo monitorada pela equipe do Huoc. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) já realizou os exames para influenza A e B, que deram negativo. O Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional, fará os testes para outros vírus respiratórios e o específico para confirmar ou descartar Covid-19.

- Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália, notificado nesta quarta-feira (26.02). Ele chegou ao Estado no último dia 14.02, contudo, só veio apresentar sintomas (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar) na última terça-feira (25.02). O jovem procurou o Huoc nesta quarta, onde vem sendo assistido. Por uma condição de saúde pré-existente (asma), ele está sendo mantido na UTI do hospital, mas com quadro estável e sem necessidade do uso dos suportes de UTI. Já foi realizada a coleta de material do homem para as análises laboratoriais pelo Lacen-PE e IEC. 

- Homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Ele voltou ao Estado em 12.02. O início dos sintomas (febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal) foi na última terça (25.02). O homem procurou atendimento nesta quarta em uma unidade de saúde privada, onde está internado recebendo assistência. Ele já realizou coleta de material para as análises em laboratório. 

É importante salientar que, em paralelo ao acolhimento dos pacientes no Huoc e na unidade privada, a SES-PE já deflagrou as primeiras medidas de vigilância contra a doença. A Secretaria já recebeu a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo da mulher e iniciou, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações sobre o caso. O mesmo está sendo feito em relação aos voos dos demais casos suspeitos. De rotina, a Anvisa vem orientando os viajantes como proceder nessa situação. É recomendado, neste primeiro momento, que os passageiros adotem medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. Ao notar algum sintoma suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Vale lembrar também que a SES-PE montou, desde o início do mês, esquema para preparar a rede pública de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Além de enviar diversas notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente. Além do Huoc, o Hospital Correia Picanço (HCP) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as referências estaduais paras possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

A SES-PE ressalta que estas unidades de referência não devem ser procuradas de maneira espontânea pelos pacientes. A porta de entrada da rede de urgência e emergência são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas que também fazem esse tipo de atendimento.

SUSPEITA - De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, são considerados casos suspeitos de coronavírus pessoas com febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão da doença. Os países com casos são: Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã. Recentemente foram inclusos: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.