1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Treinamento amplia atividades do Laboratório Multiusuário em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas da UPE - Universidade de Pernambuco

Treinamento amplia atividades do Laboratório Multiusuário em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas da UPE

O Laboratório Multiusuário em Saúde (LMS) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB-UPE) vai retomar as atividades de sequenciamento genético que atenderão pesquisas da comunidade acadêmica e permitirão parcerias com outras instituições, além da futura reabertura do serviço de identificação humana, mais conhecido como teste de paternidade.

Entre os dias 6 e 8 de outubro, os biólogos Adauto Neto, João Pacífico e Rita Xavier, a professora Tereza Cartaxo e o pós-doutorando Igor Amorim participaram de um treinamento de 20 horas utilizando o equipamento ABI 3500 Genetic Analyzer. Durante o curso foram realizadas 12 reações de sequenciamento e purificação, gerando sequências analisáveis.

No treinamento foram abordados Sequenciamento de Sanger, Reação de Sequenciamento, Purificação da Reação de Sequenciamento, Análise de Fragmentos, operação do equipamento (calibrações, softwares e análises de dados) e Aplicações, com momento de discussão sobre problemas e soluções.

O curso foi ministrado pela técnica Eloísa Dognani Castro (Field Applications Scientist) da empresa Life Sciences Solution (Thermo Fisher Scientific), detentora de exclusividade da tecnologia no Brasil. 

Adquirido com recursos da chamada pública Ação Transversal para Implantação de Unidades de Pesquisa Clínica (Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde e Financiadora de Estudos e Projetos), o sequenciador necessitava de recursos financeiros para sua completa operacionalização.

Com a aprovação recente de uma proposta submetida ao edital SOS Equipamentos -  Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro Contínuo à Manutenção Corretiva de Equipamentos Multiusuários (Finep), foram obtidos R$ 52.837,00 e metade desse valor foi destinada à manutenção corretiva do ABI 3500 Genetic Analyzer.

Professores do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada do ICB-UPE ainda concordaram em usar recursos de pesquisa destinados ao PPGBCMA para compra de reagentes e que fossem utilizados em parte para a manutenção do equipamento.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) também vai destinar recursos necessários à manutenção do sequenciador. O Laboratório Multiusuário em Saúde do ICB-UPE é coordenado pelo professor Bruno Carvalho.

De acordo com a diretoria do ICB-UPE, professora Rita Moura, o agendamento para sequenciamento por usuários seguirá o mesmo fluxo adotado para os demais equipamentos: cadastros do projeto e do usuário com anuência do orientador.

O agendamento será liberado assim que a coordenação do LMS avaliar os custos para funcionamento e manutenção do equipamento.

Com o sequenciador em atividade, o ICB-UPE poderá fazer trabalhos com instituições parceiras como os laboratórios de Genética Forense Eduardo Campos, da Secretaria de Segurança Pública (SDS), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Suspenso em 2019, o teste de paternidade poderá ser retomado com a adequação do uso do sequenciador para esta atividade e obtenção de recursos extras via editais públicos e/ou emendas parlamentares.

Mais informações no site Laboratório Multiusuário em Saúde – Instituto de Ciências Biológicas (upe.br).