1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Universidade de Pernambuco alcança desempenho positivo na Avaliação Quadrienal CAPES dos programas de pós-graduação - Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco alcança desempenho positivo na Avaliação Quadrienal CAPES dos programas de pós-graduação

 

Após um longo período de espera, devido a ações judiciais impetradas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos programas de pós-graduação credenciados à instituição no Brasil.

São mais de 7000 cursos de mestrado e doutorado que estão sob a responsabilidade e avaliação da CAPES, demandando intenso trabalho de milhares de pesquisadores em prol da qualidade da formação de pessoas em nível de pós-graduação Stricto sensu.

Nesta Avaliação Quadrienal, a Universidade de Pernambuco (UPE) se destacou, positivamente, com um desempenho excelente de seus programas de pós-graduação (atualmente 24 programas, sendo 24 cursos de Mestrado e 9 cursos de Doutorado). 

Destaque para o crescimento de 400% no número de cursos com Nota 5, e 60% no número de cursos com Nota 4, estabelecendo um novo patamar de qualidade da pós-graduação da UPE, inclusive nos campi do interior do estado.

Este resultado é fruto de esforço conjunto de todos os docentes, funcionários e discentes envolvidos direta ou indiretamente com os cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Mas também é resultado das ações e políticas implementadas pela Reitoria da UPE e Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), a partir das quais foi possível o investimento em programas de aprimoramento e desenvolvimento da pós-graduação, como o PROEXPG-UPE, iniciado em 2017, bem como procedimentos de monitoramento e acompanhamento das atividades dos programas por parte da equipe da PROPEGI, os quais se mantém até hoje.

Adicionalmente, o suporte institucional aos programas de pós-graduação foi intensificado durante esse período, com a criação e aprovação de novos regulamentos, como o novo regimento geral dos programas Stricto sensu e de auto-avaliação, seguindo o Plano de Desenvolvimento Institucional da UPE – PDI/UPE, atuação destacada na maioria das fichas de avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação. Todo este empenho resultou em uma grande evolução no gerenciamento dos cursos e culminou no crescimento da produção científica e na elevação das Notas dos Programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade de Pernambuco.

Confira os programas que foram bem avaliados:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal