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Universidade de Pernambuco atinge nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) - Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco atinge nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

 
Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Educação divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) e pela primeira vez a Universidade de Pernambuco atingiu a nota 4, conceituada como “muito bom”. O resultado demonstra o avanço da UPE em diferentes setores que compõem o processo avaliativo, como os projetos dos cursos de graduação, o impacto da pós-graduação, a formação dos docentes, dentre outros indicativos da universidade.
 
O resultado permite que a UPE obtenha outras possibilidades de adesão aos projetos federais e a melhorias na inserção dos cursos em diferentes âmbitos, como a Educação a Distância, com capacidade de captar novos fomentos para a instituição. “Será uma nova realidade para a universidade, que passará a planejar ações com a viabilidade financeira que poderá ocorrer a partir deste resultado”, destacou o Prof. Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação da UPE. 
 
O resultado do índice foi impulsionado pela formação e qualificação dos docentes da UPE, a qualidade dos projetos pedagógicos dos cursos e o desempenho dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, que em 2022 apresentaram consideráveis melhorias em seus conceitos. Outro ponto de destaque, classificado com excelência, foi o regime de dedicação exclusiva dos docentes.
 
“É um momento histórico para a UPE, agora vamos buscar atingir a última faixa de avaliação, o conceito 5, com a conquista da excelência. Para isso, vamos avaliar o resultado e ajustar algumas fragilidades, com o objetivo de oferecer, cada vez mais, uma instituição de qualidade a sociedade”, enfatizou o Prof. Ernani Martins. 
 
O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do país. “O resultado conquistado pela UPE é fruto de um trabalho que vem sendo construído há muito tempo, com a participação dos docentes, discentes e técnicos, que buscam atender as demandas da sociedade, comprometidos com o serviço público. Vamos continuar trabalhando para atingir a excelência deste processo de avaliação”, afirmou a Profa. Maria do Socorro Cavalcanti, reitora da UPE.